PUB

Diáspora

Mundo chora morte de Sara Tavares

Desde ontem à noite que as redes sociais começaram a ser inundadas de fotos e vídeos da luso-cabo-verdiana Sara Tavares, amontoando-se as mensagens de pesar em homenagem aquela que foi, sem dúvida, uma das maiores divas da música de Cabo Verde, da lusofonia e do mundo. Várias personalidades importantes e fãs, amigos e colegas do mundo da música dos dois países e dos PALOP têm prestado assim as suas sentidas homenagens, destacando o talento, a luz e o amor universal que a artista e compositora deixava transparecer nas suas músicas.

Apesar de ser uma notícia que se sabia que ia chegar, tendo em conta o agravar do estado de saúde de Sara Tavares nos últimos tempos, familiares, amigos, colegas do mundo da música e fãs, no geral, ficaram chocados com a partida da cantora Sara Tavares.

A cantora luso-cabo-verdiana morreu, este domingo, no hospital da Luz, em Lisboa, Portugal, aos 45 anos de idade. Sara Tavares, cujo estado de saúde se tinha agravado nos últimos tempos, não conseguiu resistir à doença.

Há mais de uma década que tinha sido diagnosticada com um tumor no cérebro e vinha lutando contra a doença, mas sempre com a serenidade que lhe era conhecida.

Desde ontem à noite que as redes sociais começaram a ser inundadas de fotos e vídeos da luso-cabo-verdiana Sara Tavares, amontoam-do-se as mensagens de pesar em homenagem aquela que foi, sem dúvida, uma das maiores divas da música de Cabo Verde, da lusofonia e do mundo. Várias personalidades importantes e fãs, amigos e colegas do mundo da música dos dois países e dos PALOP têm prestado assim as suas sentidas homenagens, destacando o talento, a luz e o amor universal que a artista e compositora deixava transparecer nas suas músicas.

Lembrada como um ser de “luz” e “amor”

O músico, cantor e escritor Mário Lúcio foi um dos que sublinhou o legado deixado por Sara, nas palavras do mesmo, um legado de “saudade, coragem, amor, música, liberdade, sinceridade, entre outras mil virtudes subtis” da estrela que agora “regressa ao firmamento”.

Também o Presidente da República, José Maria Neves, utilizou as redes sociais para lhe prestar homenagem. “Continuarás connosco, Sara, dizendo coisas bonitas!A tua luz alumiar-nos-á o caminho! Até sempre, cara amiga!”, escreveu o chefe de Estado de Cabo Verde.

Igualmente, o Ministro da Cultura, Abraão Vicente, utilizou as redes sociais para lembrar Sara Tavares. “…Nosso vibe, nossas estórias, nossas palavras e nossos silêncios de afecto, respeito e dignidade…sem palavras…Sara… guardamos tudo… lembramo-nos de tudo… uma lição grande tua vida…segue teu caminho de luz…um ponto de luz, rebelde e único… que nunca se apagará”.

A cantora Lura também expressou o seu pesar e deixou um “obrigada pela tua música amorosa”.

“Guerreira”

“Ah Sarita…Estamos aqui sem saber o que fazer. Publicamos fotos de Ti, fotos contigo…Não sabemos o que fazer, repito. Só nos resta render homenagem à Tua pessoa e à Tua arte e dizer o quanto NU CREBU TXEU” escreveu a artista Nancy Vieira no seu adeus a um dos maiores nomes da música das ilhas e da lusofonia.

As mensagens de pesar chegam também do Brasil, onde Sara Tavares era muito estimada. A cantora Maria Gadú também utilizou as redes sociais para expressar a sua tristeza e lembra Sara como uma pessoa “sempre nos dizendo coisas bonitas”, uma pessoa “guerreira e muito amorosa”. Maria Gadú escreveu ainda que “Lisboa sem nossos papos nunca mais será a mesma”.

A cantora Mayra Andrade também não escondeu a tristeza e honrou a memória de Sara Tavares nas redes sociais.

“Muito difícil render-te a devida homenagem neste momento…Te amo bué mana. Que o resto seja só Luz e a Paz que mereces “, escreveu a cantora Mayra Andrade na sua página do Facebook acompanhado de um vídeo de um dueto feito pelas duas artistas em 2015.

Amontoam-se, igualmente, as mensagens dos fãs que lamentam a perda de uma das maiores vozes da música de Cabo Verde, de Portugal, dos PALOP, da lusofonia e do mundo.

Depois de uma década de muita luta e perseverança, Sara Tavares acabou por não resistir à doença e parte agora deixando uma obra imensa que será para sempre lembrada. Tida como uma das mais criativas, versáteis e brilhantes artistas e intérpretes da música de Cabo Verde e da lusofonia, Sara Tavares sempre se destacou pelas suas composições.

Para a história fica uma imensa discografia e verdadeiros hits que têm perdurado ao longo do tempo. One love, Bom feeling, Balancê, Um ponto de luz, Diz-me coisas bonitas, entre tantos outros sucessos, que ficarão para a história. Mais recentemente, Sara Tavares tinha lançado alguns singles, entre eles “Momentu”.

PUB

PUB

PUB

To Top