PUB

Mundo

Onda de calor recorde causa 13 mortos na Bolívia

Treze pessoas morreram nos últimos dias devido a “choques de calor” no departamento (estado) de Santa Cruz, que faz fronteira com o Brasil, informou, esta segunda-feira, o governo boliviano, enquanto as autoridades meteorológicas registaram temperaturas recorde no país.

“São pessoas que morreram pelo choque de calor”, assegurou a ministra da saúde, María René Castro, embora tenha explicado que todas as vítimas sofriam de alguma condição de saúde prévia, como diabetes ou hipertensão arterial.

Em 100% dos casos, disse, ocorreu uma “desidratação grave ou de moderada a grave. Essa é a causa da morte destas pessoas”, afirmou.

O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi) informou, nesta segunda-feira, que em pelo menos 15 cidades do norte, leste e sudeste do país foram registadas temperaturas recorde de calor.

Cidades de Santa Cruz registaram entre 36 e 41 °C, segundo o Senamhi

Marisol Portugal, funcionária da entidade estatal de meteorologia, deu como exemplo o pico de calor registado na cidade de Yacuiba – na fronteira com a Argentina -, onde os termómetros registraram 44,9 °C, superando o recorde anterior, de 1974, de 43 °C.

Juntamente com o calor, nos departamentos de Santa Cruz, Beni (nordeste) e La Paz, foram reportadas colunas de fumo provocadas por incêndios florestais que ainda não estão controlados.

Entre domingo e segunda-feira, os voos no aeroporto internacional de Viru-Viru, que serve a cidade de Santa Cruz de la Sierra, sofreram atrasos ou foram suspensos.

O ministro da Defesa, Edmundo Novillo, disse durante uma conferência de imprensa que o governo está a pedir a cooperação internacional para apagar os incêndios.

Em resposta a este pedido, o governo da Venezuela informou que enviará nas próximas horas cerca de 30 bombeiros especialistas.

Segundo o último boletim do Ministério do Meio Ambiente, as chamas consumiram este ano 2,9 milhões de hectares, dos quais 2 milhões são mato e pastagens e 935.000 hectares, de florestas.

 

C/JN

PUB

PUB

PUB

To Top