PUB

Economia

3º Trimestre: Pobreza global aumenta em Cabo Verde enquanto pobreza extrema diminuiu – INE 

A pobreza global aumentou em cerca de 7 p.p., no terceiro trimestre, quando comparado com o segundo trimestre, passando de 20,2% da população, entre Abril e Junho, para 27,1%, entre Julho e Setembro. Os dados avançados hoje pelo INE mostram ainda que a pobreza extrema diminuiu no terceiro trimestre, quando comparado com o segundo, passando de 9,4%, para 6,8%, respectivamente. 

As estimativas do terceiro trimestre, do INE, relativas à pobreza, reveladas hoje, indicam aumento da pobreza global e diminuição da pobreza extrema.

Os dados mostram que a pobreza global aumentou em cerca de 7 p.p., no terceiro trimestre, quando comparado com o segundo trimestre, passando de 20,2% da população, entre Abril e Junho, para 27,1%, entre Julho e Setembro.

Os números apontam ainda que a pobreza extrema diminuiu no terceiro trimestre, quando comparado com o segundo, passando de 9,4%, para 6,8%, respectivamente.

No cômputo geral, as estimativas dos três trimestres indicam que não há grandes diferenças, em termos
percentuais, entre as zonas urbanas e zonas rurais, sendo que a pobreza global aumentou no terceiro trimestre para ambos os meios de residência.

De acordo com o INE, a pobreza extrema apresentou uma tendência decrescente tanto no meio urbano como no
meio rural, sendo essa pobreza mais elevada no meio rural.

Meio rural com maior incidência

No terceiro trimestre, a taxa da pobreza extrema diminuiu em 3,5 p.p. no meio urbano, quando comparado com o segundo trimestre, passando de 8,7%, para 5,2%, enquanto no meio rural essa diminuição foi de apenas 1,8 p.p, ou seja, no urbano passou de 10,6% para 8,8%.

Se atentarmos à análise por ilhas, verifica-se que as ilhas da Brava (49,1%), São Nicolau (39,9%) e Maio (31,0%), valores estes do terceiro trimestre, apresentaram, contudo, taxa de pobreza global superior à taxa nacional, em todos os três trimestres.

Brava tem as maiores taxas de pobreza

A ilha Brava, como se constata, é a ilha com maiores taxas de pobreza, quando comparada com as demais. As percentagens rondavam os 44,5% no primeiro trimestre; os 36,4% no segundo trimestre e subindo para 49,1% no terceiro timestre.

Já a Boa Vista, que apresentou a taxa de pobreza extrema mais alta no primeiro trimestre, com 27,9%, baixou, agora, drasticamente para 0,9%, no terceiro trimestre.

De notar que as ilhas de São Nicolau e da Brava apresentaram taxas de pobreza extrema superiores à média nacional, em todos os três trimestres deste ano.

PUB

PUB

PUB

To Top