PUB

Política

Presidente da República de Cabo Verde insta à solidariedade e respeito aos Direitos Humanos no Dia Internacional dos Migrantes

Em uma mensagem alusiva ao Dia Internacional dos Migrantes, celebrado a 18 de dezembro, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, destacou a urgência de abordar as preocupações globais em torno dos migrantes e apelou à solidariedade e ao respeito aos Direitos Humanos.

O presidente recordou a adoção da Resolução sobre a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de Suas Famílias pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1990.

Apesar de mais de trinta anos terem se passado desde então, o presidente expressou preocupação com o fato de que, globalmente, a aplicação da Convenção ainda não atingiu o nível desejado.

O foco da mensagem recaiu sobre os migrantes forçados a deixar seus países devido a guerras, fome e mudanças climáticas, enfrentando tragédias, tráfico humano e barreiras intransponíveis. O presidente enfatizou a importância de não criminalizar os migrantes, cuja condição de ilegalidade muitas vezes os expõe a trabalho escravo e situações desumanas.

Regularização 

O líder cabo-verdiano fez um apelo aos imigrantes para regularizarem sua documentação, garantindo assim seus direitos enquanto contribuem para o desenvolvimento do país. Ele destacou a riqueza da diversidade cultural trazida pelos imigrantes, reconhecendo os desafios de tolerância e empatia que isso implica.

Além disso, o presidente expressou preocupação com a perda de vidas humanas em desertos e mares profundos, ressaltando a necessidade de encontrar soluções para prevenir migrações derivadas de situações aflitivas.

PR pediu maior compromisso com a vida e a não desumanização dos migrantes

“Lamentavelmente, milhares de vidas são descartáveis e descartadas nas extensas areias do deserto, ou naufragam em mares profundos, mostrando o fracasso global em fazer da Terra um lar onde todos podem e devem viver com dignidade” afirmou.

Instou, igualmente, a comunidade internacional a buscar alternativas para evitar o elevado número de migrantes vítimas de naufrágios, massacres e políticas sociais e econômicas ineficazes.

Num contexto político internacional preocupante, o presidente fez um apelo especial às políticas de integração, visando combater o recrudescimento de movimentos populistas e extremistas na Europa.

O PR lembrou que historicamente os “cabo-verdianos sempre migraram pelo mundo inteiro”, mas apontou que a “realidade tem mudado e, nas últimas décadas, acolhemos milhares de cidadãos imigrantes, o que faz com que mais de 2% da população de Cabo Verde seja de origem estrangeira”, trazendo uma diversidade de raças, línguas, confissões religiosas, gastronomia e toda a sua riqueza cultural.

Em suas palavras finais, o presidente expressou seus votos para um futuro melhor para todos.

PUB

PUB

PUB

To Top