PUB

Política

Conselho da República de Cabo Verde destaca importância de defender os interesses nacionais

O Conselho da República de Cabo Verde, sob a presidência do Presidente José Maria Neves, reuniu-se ontem, no Palácio da Presidência, na Cidade da Praia, para abordar questões como as guerras geoestratégicas e os conflitos armados em África e no mundo e os seus reflexos em Cabo Verde. Também foi abordada a questão da comemoração de datas nacionais e de eventos marcantes da República.

A pauta incluiu uma análise aprofundada das guerras geoestratégicas e conflitos armados em África e no Mundo, destacando-se os eventos na Ucrânia e no Médio Oriente.

O debate abrangeu os impactos econômico-financeiros e os riscos de uma escalada mais globalizada, considerando a fragilização do sistema das Nações Unidas e a situação dos Pequenos Estados.

Os conflitos armados em África também estiveram em foco, desde as sublevações militares na região oeste-africana, até situações mais distantes, como Sudão, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Somália.

Salvaguardar comunidades emigradas de Cabo Verde

O Conselho destacou a importância de defender os interesses nacionais e salvaguardar as comunidades emigradas de Cabo Verde.

No que diz respeito à posição internacional, enfatizou-se a necessidade de uma articulação eficaz entre os Órgãos de Soberania, a fim de garantir que Cabo Verde fale sempre a uma só voz.

Coerência em lidar com datas nacionais

O segundo ponto da agenda concentrou-se nas comemorações nacionais, destacando a coerência do Estado cabo-verdiano em lidar com datas fundantes da República.

O Conselho expressou a importância de celebrar o Centenário de Amílcar Cabral, a instalação de um mecanismo organizacional para preparar as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional em 2025, e o cinquentenário da Libertação dos Presos Políticos do Tarrafal em 1 de maio de 2025.

A reunião contou com a participação de todos os membros do Conselho da República, além do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo, e os Embaixadores José Luís Monteiro e Jorge Tolentino como convidados.

@Fotos página do Facebook do Presidente da República

PUB

PUB

PUB

To Top