PUB

Economia

Sal: Trabalhadores, sindicato e TRG chegam acordo e cancelam greve

Foto: melia

Acabou por não ir adiante a greve prevista para hoje, 19, na ilha do Sal, e que envolvia os trabalhadores afectos aos três resorts geridos pelo The Resort Group (TRG). Trabalhadores, sindicato e patronato acabaram por chegar acordo, ficando estipulado o pagamento do salário até ao próximo dia 22 deste mês. O problema da falta de cobertura do INPS, que persistia há cerca de um ano foi resolvido e os trabalhadores e sindicato esperam que não se venha a repetir.  

Acabou por surtir efeito o encontro que juntou trabalhadores, sindicato (SICOTUR), inspecção Geral do Trabalho e vários representantes do TRG, incluindo o presidente Rob Jarrett.

O diálogo e a abertura para que as reivindicações dos trabalhadores sejam satisfeitas acabou por surtir o efeito desejado e impedir uma greve dos trabalhadores afectos aos três resorts do Grupo, em plena quadra natalícia. Uma situação que não seria nada abonatória para o destino Cabo Verde, tendo em conta a grande afluência de turistas previstos nesta época.

O cancelamento da greve que estava prevista para hoje,19, foi confirmada ao A NAÇÃO, quer pelo presidente do SICOTUR, Nilton Vaz, quer pela própria empresa TRG.

Motivos que estavam por detrás da greve

Por detrás dos motivos que levaram ao pré-aviso de greve estava, especialmente, a falta de cobertura do sistema de previdência social (INPS) e o facto de os trabalhadores estarem a receber o salário até ao 11º dia seguinte ao mês que respeita, conforme já havia dito ao A NAÇÃO nº849, entre outras questões. Na ocasião os trabalhadores exigiam o pagamento atempado do salário antes da quadra natalícia.

Situação que levou inclusive a que um grupo de 200 trabalhadores do Llana se tenha recusado a trabalhar no passado dia 5 de Dezembro, ainda que sem o conhecimento do sindicato, tendo-se manifestado à porta do referido resort.

Principais reivindicações satisfeitas

Conforme informações que constam da acta do encontro de conciliação, no passado dia 13 de Dezembro, e que culminou, então, com o cancelamento da greve, o TRG garantiu que o salário ia entrar até ao dia 22 de Dezembro e que os salários sucessivos vão ser resolvidos até ao último dia do mês, satisfazendo assim as reivindicações dos trabalhadores e sindicato.

Ainda segundo o mesmo documento, também o presidente do TRG, Rob Jarret, que interveio na reunião de conciliação, reiterou o que foi dito antes por Margarida Moser, Responsável dos Recursos Humanos do Grupo, e confirmou que, de facto, tem havido atrasos, mas que os trabalhadores vão receber então o salário até ao dia 22 de Dezembro deste ano.

Durante o encontro, foi ainda garantido por parte do TRG, que a cobertura do INPS já se encontra activa para todos os trabalhadores do Grupo, satisfazendo aquilo que era uma das principais reivindicações que levaram os trabalhadores a um “grito de desespero”, como havia avançado antes o presidente do SICOTUR, Nilton Vaz.

Este sindicalista, mostrou-se optimista e disse na reunião de conciliação que iam acreditar na proposta da empresa, mas que, caso não recebeam o salário até dia 22 deste mês, próxima sexta-feira, vão comunicar novo aviso de greve.

Além destas reinvindicações, há outras, como excesso de carga horária, situações de alegadas ameaças e assédio, que serão debatidas em encontros de diálogo no próximo ano.

 

*Sobre este assunto confira mais na edição nº 851 do jornal A NAÇÃO, na próxima quinta-feira, 21.

PUB

PUB

PUB

To Top