PUB

Economia

BAI Cabo Verde e Fundo Soberano firmam protocolo para facilitar acesso das empresas ao financiamento de grandes projectos

O Banco BAI Cabo Verde assinou hoje, sexta-feira, 22, com o Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado, um protocolo de emissão de garantias. O BAI Cabo Verde é assim o primeiro banco cabo-verdiano a assinar o protocolo com esta entidade. O mesmo visa facilitar o acesso das empresas ao financiamento de projectos de grandes dimensões com maior mitigação de riscos.

Da parte do Fundo Soberano de Garantia de Investimento, o momento foi testemunhado pelo presidente do Conselho de Administração, Pedro Barros, que assinou o referido protocolo, na presença de João Fidalgo, Administrador Executivo.

Já da parte do banco BAI CV, o acordo foi rubricado por Jorge Almeida, Presidente da Comissão Executiva, na presença de David Almada, Administrador Executivo, além dos vários directores de departamento desta entidade bancária.

Segundo informações avançadas pelo BAI CV, este protocolo vai de encontro à conjuntura económica atual, em que as empresas nacionais enfrentam dificuldades no acesso a financiamento, principalmente para concretização dos projetos mais exigentes em termos de capital.

As sucessivas crises financeiras, que reduziram de forma drástica a tolerância ao risco pelos financiadores, fizeram com que surgissem por parte das instituições financeiras novas exigências no reforço de garantias nos contratos de financiamento às empresas.

Facilitar e mitigar riscos

Nesse contexto, o objetivo da assinatura deste protocolo é, precisamente, facilitar o acesso ao financiamento às empresas cabo-verdianas promotores de projetos de grande dimensão, com a implementação de uma linha de cobertura de garantia a operações financeiras, visando apoiar as empresas na mitigação dos riscos das operações de crédito contratadas junto do Banco BAICV.

Assim, o protocolo ora firmado visa estabelecer os procedimentos e as condições relativas à emissão de garantias aos        créditos concedidos às empresas privadas nacionais, principalmente no que toca a investimentos de maiores proporções e capital.

Recorde-se que o Fundo Soberano foi criado pelo Governo de Cabo Verde com o intuito de assegurar às empresas um mecanismo de garantia que lhes permita mitigar os riscos de financiamento dos seus investimentos junto do sector financeiro, nacional e internacional, nomeadamente as instituições bancárias.

Primeiro crédito aprovado à APP Impulso Solar Sal S.A

Nesse quadro, ao assinar este protocolo, o Fundo Soberano está a “cumprir com a sua missão”, ao prestar as garantias necessárias à implementação dos grandes projetos do nosso tecido empresarial.

Para o Banco BAI Cabo Verde os ganhos desta parceria, assentam na atribuição de investimento às empresas cabo-verdianas, com o conforto das garantias prestadas pelo Fundo Soberano, numa estratégia de partilha dos riscos aos investimentos de maior capital.

De notar que, no âmbito da assinatura deste protocolo, o Banco BAI Cabo Verde já aprovou o crédito à APP Impulso Solar Sal S.A, com a garantia prestada pelo Fundo Soberano, numa cobertura de 50% sobre o capital financiado.

PUB

PUB

PUB

To Top