PUB

Política

Ulisses Correia e Silva apela à solidariedade dos cabo-verdianos na sua mensagem de Natal

Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, destacou o contexto de solidariedade na sua mensagem de Natal. O chefe do Executivo dirigiu-se à população enfocando que os cabo-verdianos são um povo solidário, que “dá as mãos” e que se apoia. 

O PM saudou todas as famílias, ressaltando que, no período natalício, as famílias devem reforçar os laços de proximidade que, como realçou, “dá sentido à nossa identidade enquanto povo, enquanto nação”.

“Para nós, a vida só faz sentido quando é partilhada, quando todos estão a remar juntos, mesmo nas tempestades. Este sentimento de união é o que sempre nos manteve fortes e resilientes, sobretudo nestes tempos tão difíceis e desafiadores”, afirmou, citado pela Inforpress.

Desafios

Ulisses Correia e Silva lembrou ainda que, desde 2020 o mundo tem enfrentado graves crises, não alheia também a Cabo Verde, lembrando que o país enfrenta longos períodos de seca severa, crise provocada pela pandemia da covid-19 e inflação provocada pela guerra na Ucrânia.

Nesse contexto, afirmou que o Executivo tem trabalhado para responder às crises com confiança, mas sobretudo, com muito trabalho e determinação para poder proteger as pessoas e o país.

O mesmo disse ainda que o Governo tem procurado trabalhar para recuperar a economia, o desemprego e a pobreza extrema.

“Apesar do contexto internacional muito difícil, Cabo Verde tem reforçado a credibilidade do país. Cabo Verde é elogiado pela sua democracia, pela boa gestão da economia, pela política de inclusão social e pela sua política de ação climática. Somos elogiados porque temos boa governação e um povo resiliente e determinado”.

Apostas para driblar desafios 

O PM disse ainda que o cabo-verdiano não se conforma com as secas, pelo que o Governo está a apostar forte na dessalinização e nas energias renováveis para viabilizar a agricultura.

A resiliência e a determinação do povo cabo-verdiano, disse, não o deixa conformar-se com a pobreza, daí o investimento forte para erradicar a pobreza extrema e combater o desafio da habitação social.

“Temos investido e estamos a reforçar o investimento na reabilitação de casas e na construção de casas sociais. Mas também investimentos no acesso à água, ao saneamento e à electricidade”, afirmou, referindo-se ainda a “investimentos fortes” no crescimento económico, na qualificação profissional e no empreendedorismo dos jovens.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top