PUB

Economia

Electricidade mais cara para consumidores da Electra e AEB

As tarifas de electricidade da Electra e AEB para o consumidor final sofreram um aumento desde o dia 01 de Janeiro, conforme nova actualização da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME). São aumentos em 2,12 e 3,57 escudos, respectivamente.

A medida visa, segundo a ARME, salvaguardar o equilíbrio económico-financeiro dos operadores e garantir a sustentabilidade dos serviços públicos de fornecimento de energia elétrica.

De acordo com as tabelas, as tarifas de eletricidade para a ELECTRA S.A sofrem um aumento no Fator de Ajuste dos Custos com Combustíveis (FACC) no valor de 2,12 ECV/kWh faturado, em todos os escalões.

Já para a AEB (Águas e Energia da Boa Vista), as novas tarifas sofrem um aumento de 3,57 ECV/kWh.

“No caso da ELECTRA S.A, para esse exercício de atualização, levou-se em conta um ajuste de – 0,02 ECV/kWh faturado na tarifa de referência do exercício anterior, devido à alteração dos preços dos combustíveis entre julho de 2023 e a nova referência (janeiro de 2024)”, explicou a ARM.

Compensação

Trata-se, segundo a reguladora, de uma compensação de 1,46 ECV/kWh, resultado dos valores acumulados devido às alterações ocorridas entre os meses de julho a dezembro de 2023; a retirada definitiva da compensação de – 0,34 ECV/kWh devido às alterações nos preços de combustíveis ocorridas no exercício anterior, entre janeiro e julho de 2022; e a compensação dos 0,34 ECV/kWh não atualizado à tarifa da ELECTRA no exercício anterior.

No caso da AEB, levou-se em conta um ajuste de 0,06 ECV/kWh faturado na tarifa de referência do exercício anterior, devido à alteração dos preços dos combustíveis entre a última referência (julho de 2023) e a nova referência (janeiro de 2024); uma compensação de 2,18 ECV/kWh, resultado dos valores acumulados devido às alterações ocorridas entre os meses de julho a dezembro de 2023 e a retirada definitiva da compensação de -1,33 ECV/kWh devido às alterações nos preços de combustíveis ocorridas no exercício anterior, entre janeiro e julho de 2023.

As tarifas de eletricidade sofrem, assim, um aumento do FACC no valor de 3,57 ECV/kWh faturado, em todos os escalões.

As mesmas foram calculadas para um período de seis meses e entraram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024.

PUB

PUB

PUB

To Top