PUB

Economia

Governo de Cabo Verde lança Oferta Pública de Venda da sua participação na Caixa Económica 

O Governo de Cabo Verde vai vender a sua participação na Caixa Económica de Cabo Verde (Caixa). A informação foi hoje avançada pelo Executivo, que dá conta que, para isso, vai lançar, no próximo dia 10 de janeiro de 2024, pelas 9h30, uma Operação Pública de Venda (OPV), na Bolsa de Valores, dos 27,44% da sua participação social detida na Caixa Económica de Cabo Verde. A medida enquadra-se na reforma do Setor Público Empresarial (SPE). 

O período de venda das ações será entre as 8h30 do dia 11 de janeiro de 2024 e as 15h00 do dia 23 de fevereiro do mesmo ano, sendo que o preço de venda das ações é de 4.080$00/ação (37 Euros/ação) e poderão ser subscritas através da plataforma Blu-X ou dos bancos intermediários, nomeadamente, o BAI, o BCA, o BCN, o BI, a CAIXA e o IIB.

Conforme nota de imprensa, o processo de alienação parcial das ações da Caixa Económica foi planeado de forma a assegurar a transparência, em linha com as regras do mercado de valores mobiliários, aplicação das melhores práticas internacionais, boa governança e garantia da participação do setor privado
e da sociedade civil.

Por outro lado, a operação visa promover o desenvolvimento económico, a competitividade, o emprego e o crescimento, o fortalecimento do ambiente de negócios em Cabo Verde, garantindo, segundo o Executivo, “sempre”, a salvaguarda dos interesses nacionais e a maximização dos benefícios sociais e económicos, através do seu mercado de capitais.

Sendo a Caixa Económica uma instituição cotada em bolsa, a alienação da participação social desta, confere, segundo o Governo, uma oportunidade de investimento para as famílias no país e na diáspora, para diversificar a carteira de investimento e fomento da poupança.

O banco 

A Caixa Económica é um dos maiores bancos comerciais do setor bancário cabo-verdiano, com um ativo líquido de 3.503.409 milhares de CVE (31.773 milhares de Euros), fundos próprios a atingirem 7.388.464 milhares de CVE (67.006 milhares de Euros) e Rácio de Solvabilidade a situar-se nos 24,30%, a 30 de setembro de 2023, apresentando grande solidez económico-financeira. Em 2022, foi considerado o banco mais digital do setor.

O arranque desta OPV conta com a aprovação por parte da Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM), em conformidade com o quadro legal aplicável ao Mercado de Capitais.

PUB

PUB

PUB

To Top