PUB

Destaques

Destaques da edição 853 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Homicídio de Branco

Câmaras de vigilância avistaram duas viaturas suspeitas

As câmaras de vigilância do Centro de Comando da Polícia Nacional avistaram duas viaturas suspeitas de estarem envolvidas no caso de assassinato do empresário Luís “Branco” Gonçalves, ocorrido a 28 de Dezembro em Eugénio Lima, cidade da Praia.

 

INPS impõe leilão aos seus depósitos e banca reclama

O INPS resolveu recorrer a leilões para a guarda dos seus depósitos, em bancos privados, num total à volta de 20 milhões de contos, até aqui sem pagamento de juros, acreditando que essa alteração lhe poderá render mais de 600 mil contos por ano. A maior parte dos bancos privados é contra. E o próprio Banco Central recomenda essas instituições a se absterem de participar nos referidos leilões até que a situação seja devidamente clarificada.

 

Novo director da PJ

Contestação continua

A recente nomeação do magistrado Manuel da Lomba para director nacional da Polícia Judiciária, após a queda intempestiva da anterior direcção, está longe de ter apaziguado os funcionários dessa corporação. Nem a ministra Joana Rosa, nem o presidente da Associação Sindical, Agostinho Semedo, escapam do julgamento dos críticos. Estes defendem que já é tempo de o director-nacional da PJ ser escolhido entre a “prata da casa”.

 

Opinião  Cristina F. Lima

O estatuto da Primeira-Dama

“(…) não há memória de uma mulher, companheira de um titular de alto cargo político, seja ele Presidente da República, Primeiro Ministro ou outro, ter sido em Cabo Verde tão agredida na sua dignidade, no que aparenta ser, basicamente, uma vendetta politiqueira ou vontade de maldizer fruto de ressabiamento, falta de argumentos elevados de combate político ou desinformação!

 

Perspectiva 2024

Inflação e baixos salários vão continuar a ensombrar cabo-verdianos

Apesar das perspectivas económicas optimistas do Banco de Cabo Verde (BCV) para 2024, a realidade da maioria das famílias vislumbra- -se outra, com a inflação e os baixos salários a continuar a ensombrar o dia a dia dos cabo-verdianos. Estas são as projecções do consultor Amílcar Aristides Monteiro que defende uma “profunda reforma fis- cal”, que permita salários e rendimentos mais elevados no país.

 

PAICV à procura de rumo e MpD em modo de continuidade

Espera-se muita movimentação política neste ano de 2024. Para além das eleições autárquicas, pode haver mexidas no PAICV. No Parlamento a questão dos cargos externos transita para a agenda deste ano, assim como o salário dos titulares de cargos políticos.

 

Campeonatos Africanos marcam início do ano desportivo

Cabo Verde arranca o ano de 2024 em grande. O país participa, agora em Janeiro, em dois Campeonatos Africanos. O de futebol, que arran- ca no dia 14, na Costa do Marfim, e o de andebol, no dia 17, no Egipto. São duas grandes competições que vão marcar o ano, a par dos jogos olímpicos de Paris 2024 que acontecem o Julho.

PUB

PUB

PUB

To Top