PUB

Santiago

Praia: INSP vai investigar casos de intoxicação alimentar em participantes da festa de réveillon “ALOHA”

O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) vai investigar os casos de intoxicação alimentar em várias pessoas que participaram da festa de réveillon “ALOHA”, na cidade da Praia. Disse ao A Nação On-line a presidente desta instituição, Maria da Luz Lima.

“Basicamente nós vamos tentar descobrir a fonte de infeção. Já se passaram uns dias, não há amostras dos pratos que foram consumidos para se fazer as análises dos mesmos, mas vamos fazer uma investigação do surto baseada nas fezes que foram recolhidas de pessoas que ficaram doentes”, explicou a presidente do INSP.

Maria da Luz Lima avançou ainda que, com base nos resultados, o INSP irá emitir recomendações às instituições que vendem alimentos para que possam cuidar no sentido de evitar que haja outras situações do género. O mesmo repto vai ser lançado também à sociedade, em geral, para que as pessoas saibam os cuidados que devem ter com os alimentos.

Eventuais reacções da ERIS e IGAE

A presidente do INSP disse ainda que a instituição não aplica coimas, mas afirmou que nesta investigação haverá uma equipa multidisciplinar composta por outras instituições como a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) e a Inspecção-geral das Actividades Económicas, que poderão actuar dentro das suas competências com base no resultado das inquirições.

“Da parte do INSP nos interessa nos interessa saber quais foram os alimentos que foram consumidos e que poderão ter provocado o quadro clínico. O ideal seria nas próprias refeições, mas será um pouco complicado já que já se passaram alguns dias. Sendo assim, vai-se fazer a análise das fezes que se fez a recolha nos doentes que estavam internados. Não é um teste rápido, demora uns dias até termos o resultado do microrganismo”, resumiu.

O caso

Recorde-se que várias pessoas que participaram da conhecida festa de réveillon “ALOHA”, na cidade da Praia, usaram as redes sociais para relatar que foram vítimas de intoxicação alimentar, após participarem do evento. Alguns dizem que tiveram, inclusive, de procurar assistência médica.

Já a organização, a cargo da empresa de eventos Sigui Sabura e Grupo Mirage, publicou uma nota confirmando que teve a informação de que houve participantes do ALOHA “que sofreram intoxicações alimentares após o evento, tendo alguns sido hospitalizados, provocadas maioritariamente por Salmonelas (possivelmente instaladas em ovos)”. Sabe o A NAÇÃO que há suspeitas de a intoxicação ter partido do bacalhau à brás.

O que são salmonelas?

As salmonelas são um grupo de bactérias pertencentes à família Enterobactérias, sendo a salmonela entérica uma das espécies mais conhecidas e estudadas desse género. Essas bactérias são responsáveis por causar infecções alimentares em humanos e outros animais.

As salmonelas são geralmente transmitidas através do consumo de alimentos contaminados, especialmente alimentos de origem animal, como carne crua ou mal cozida, ovos crus ou alimentos preparados de maneira inadequada. As bactérias podem estar presentes no trato intestinal de animais, e a contaminação ocorre durante o processamento dos alimentos ou através do contacto directo com animais infectados.

Os sintomas de uma infecção por salmonela incluem diarreia, febre, cólicas abdominais, náuseas e vómitos. A maioria das infecções por Salmonela é autolimitada e resolve-se por conta própria, mas em alguns casos, a infecção pode ser grave e requerer tratamento médico, especialmente em grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.

Geremias S. Furtado

PUB

PUB

PUB

To Top