PUB

Economia

Praia: Novas tendências da indústria financeira em debate esta quarta-feira

A Cidade da Praia recebe, esta quarta-feira, uma conferência dedicada a debater as novas tendências da indústria financeira e a transformação digital em curso na banca, com participação dos responsáveis do setor bancário em Cabo Verde. A iniciativa é da Asseco PST, empresa especialista no desenvolvimento de software bancário. A iniciativa acontece no Hotel Pestana Trópico, das 14h às 18h.

Em debate estarão questões como a modernização das infraestruturas tecnológicas dos bancos, o chamado “core” bancário.

Em destaque, segundo a Asseco PST, estará a apresentação da “nova solução de core bancário para ambiente Cloud (Asseco CB)”, numa altura em que a “nuvem” ganha espaço numa economia cada vez mais digital, salienta a empresa.

Outra solução tecnológica de impacto que será apresentada é a nova oferta na área de canais digitais, a Asseco OCP – Omnichannel Platform.

Desafio da modernização

“O “core” bancário é o coração da infraestrutura tecnológica de qualquer banco. É ele que permite assegurar a gestão dos clientes, das contas correntes, dos depósitos, dos empréstimos ou das transferências, entre muitos outros tipos de movimentos bancários que qualquer pessoa executa no seu dia a dia. Com o avanço contínuo da tecnologia, os sistemas “core” dos bancos também precisam de se adaptar e interligar-se com novas soluções, sejam elas as aplicações nos telemóveis, a inteligência artificial ou a Cloud” explica Daniel Araújo, CEO da Asseco PST.

A mesma fonte assegura que a modernização dos sistemas de ‘core’ bancário é um desafio permanente para todos os bancos.

“Atualizá-los exige investimento em tempo e conhecimento”, adiciona.

A empresa

A Asseco PST está presente em Cabo Verde desde 1992, assegurando o sistema de gestão da primeira instituição financeira do País, a Asseco PST assegura o “core” bancário de quatro dos oito bancos comerciais que, à data de hoje, integram o sistema financeiro.

Adicionalmente, a empresa tecnológica tem ainda como cliente mais uma instituição financeira por via de outras soluções aplicacionais.

A Asseco PST está presente em mais sete mercados, além de Cabo Verde. São os casos de Portugal, onde tem a sua sede, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Namíbia e Malta.

PUB

PUB

PUB

To Top