PUB

Santiago

Praia/Achada Grande Frente: Nha Iva completa 100 anos com “festa bedjo”

Ermilinda Dias de Carvalho, conhecida na “Txada Grande” por Nha Iva, celebra hoje 100 anos de vida. Natural dos Órgãos, no interior de Santiago, mas a residir em Achada Grande Frente desde os 50 anos de idade, Nha Iva é um raro exemplo de longevidade que poucos atingem nos dias de hoje. Visivelmente feliz, mostra-se forte e alegre por celebrar os três dígitos.

A zona da Achada Grande Frente terá hoje “festa bedjo” com a celebração dos 100 anos de Ermilinda Dias de Carvalho, carinhosamente conhecida por Nha Iva, nascida a 25 de janeiro de 1924 em Longuera, nos Órgãos, interior da ilha de Santiago.

Nha Iva é uma figura muito conhecida da “Txada Grande”. Quando se mudou para o bairro, relembra, a rua não tinha uma única casa, e a dela foi a primeira.

Dali viu a zona e a cidade a transformarem-se e a dar lugar à Praia cosmopolita que temos hoje.

“Quando cheguei aqui não havia uma única casa nesta rua, a nossa foi a primeira. Daqui via-se a cidade toda” afirma, de forma alegre, ao contar memórias de tempos antigos.

Ainda vai a Rui Vaz…

Nha Iva está muito lúcida, vai regularmente a Rui Vaz aos fins de semana e ainda consegue até enfiar uma linha pela agulha “sem ajuda alguma”, orgulha-se.

No seu dia a dia, ainda ajuda uma das filhas nas lides da casa.

“Devo tudo à minha mãe, ainda é uma mulher muito lúcida, ajudou-me muito com a criação do meu filho mais novo e ainda ajuda muito dentro de casa, cozinha, e muito bem, e gosta também de passear, apesar das dores na lombar” realça Clementina, a filha mais nova.

Mãe de 9 filhos

Filha de pais também dos Órgãos, Nha Iva foi casada uma vez com Manuel “Preto”, já falecido, com quem teve nove filhos, sendo duas mulheres e sete homens.

Dos nove filhos já só restam quatro, tendo o mais velho 67 anos.

Mais do que mãe, Nha Iva é avó, bisavó e trisavó. É que a centenária diz ter mais de 70 netos, 40 bisnetos e três trinetos, com quem diz ainda ter energia para celebrar o dom da vida e até brincar um pouco.

“Ainda há dias ela estava a bambolear uma criança de um ano e dois meses” , adiciona Clementina.

Cheia de saúde, “graças a Deus”, Nha Iva afirma ter tido uma vida boa e recheada de emoções, trabalhou no viveiro de São Jorge e lembra orgulhosamente de que todas as plantas de eucalipto existentes na zona de Longuera, até ao Pico de Antónia, passaram por suas mãos.

Cozinheira de mão cheia, diz não ter perdido o jeito, mas, com o passar dos anos, prefere deixar tarefas do tipos para “os mais novos”.

“Festa bedjo” em Ribeirão Chiqueiro

A festa de aniversário da centenária será realizada este sábado,27, em Ribeirão Chiqueiro, interior da ilha de Santiago.

Nha Iva prometeu “festa bedjo” pois a marca dos três dígitos não é para qualquer um.

Conselhos para se atingir os 100

Questionada sobre os segredos de se atingir tão longa idade, deixou alguns conselhos e alertou que, “viver com Deus no coração” é um ponto importantíssimo.

“Comam, bebam, evitem a aguardente e, principalmente, comam comidas terra-terra”, concluiu.

PUB

PUB

PUB

To Top