PUB

Diáspora

EUA: Senadora Liz Miranda quer ajudar descendentes a conhecerem Cabo Verde

A senadora pelo Estado de Massachusetts (EUA), Liz Miranda, em visita a Cabo Verde, pretende colaborar para que os descendentes cabo-verdianos venham ao país conhecer e participar na comemoração dos 50 anos da independência nacional em 2025.

A senadora, que se encontra em Cabo Verde desde o início do mês, manifestou recentemente essa vontade no âmbito de uma visita ao Presidente da República, José Maria Neves.

“Queremos colaborar com um projecto em que os descendentes possam conhecer Cabo Verde, pois, muitos o querem fazer mas não sabem como”, afirmou, ressaltando a possibilidade de haver uma conferência, na cidade de Boston, com descendentes não só dos EUA, mas também de Portugal, Luxemburgo e outros países da Europa e África onde existe emigração cabo-verdiana.

Programa denominado “Ano de Regresso”

Para além desta conferência, Liz Miranda, citada pela Inforpress, diz estar a trabalhar na criação de um programa denominado “Ano de Regresso”, que tem como objectivo trazer os descendentes cabo-verdianos a Cabo Verde para conhecerem as suas raízes.

A perspectiva é que esse projecto seja cumprido no ano de 2025, entre Janeiro e Dezembro.

“A nossa comunidade nos EUA é forte, temos pessoas em diferentes áreas a trabalhar, mas o maior problema são os jovens que vão para os EUA e, por não estarem preparados para enfrentar a vida, deparam com situações difíceis de educação”, sublinhou, apontando, ainda, questões de violência contra mulheres.

Uma defensora da migração, justiça ambiental e justiça económica

Liz é Representante do 2.º Distrito de Suffolk, e que envolve os bairros de Dorchester, Mattapan, Hyde Park, Mission Hill, Jamaica Plain, Roslindale, South End, Fenway, entre outros, no Senado de Massachusetts desde 2022.

Esta senadora tem se destacado como uma das mais proeminentes líderes na comunidade cabo-verdiana naquele Estado. Entre as causas defendidas  estão a migração, a justiça ambiental, justiça económica e saúde materna.

PUB

PUB

PUB

To Top