PUB

Economia

Fogo: Requalificação de Estância de  Salinas orçada em mais de 100 mil contos

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, o projeto “ambicioso” de requalificação da Estância Balnear de Salinas, orçado em mais de 100 mil contos, será executado de forma faseada durante dois anos, iniciando-se com a reabilitação e ampliação do cemitério de Marcela.

Após a reabilitação e ampliação do cemitério de Marcela, será realizada a requalificação da estrada e a sua asfaltagem, construção do novo arrastadouro e depois toda a requalificação da zona.

A ideia é, segundo Nuías Silva, que dentro de dois anos Salinas possa estar completamente requalificado.

Nuías Silva disse que o projecto de requalificação de Salinas foi encaminhado para o Governo que co-financiou a sua implementação no quadro do Plano Operacional para o Turismo (POT), sublinhando que vai ser executado a partir da próxima semana com a reabilitação e ampliação do cemitério de Marcela.

Obras arrancam nos próximos dias

“O concurso foi ganho pela empresa Adimar e deverá começar as obras nos próximos dias na zona de parqueamento das viaturas, reabilitação da parte histórica do cemitério que vai entrar no plano de turismo cultural e religioso de São Filipe”, disse Nuías Silva, sublinhando que a edilidade está a trabalhar com o Governo, nomeadamente com os Ministérios do Mar e das Infra-estruturas e com o Fundo do Turismo a questão do arrastadouro que representa um perigo.

A intervenção tem como base a reorganização deste cemitério municipal através da construção de arruamentos e alinhamentos dos covatos e disciplinar a construção dos mausoléus, melhorar as condições do cemitério dando melhor conforto aos familiares dos falecidos em actos fúnebres.

Cemitério de Marcela tem um valor patrimonial e histórico

A câmara municipal justifica a intervenção nesta infra-estrutura com a necessidade de o cemitério ter “condição física” de modo a evitar que mais covatos desapareçam do local por causa do desmoronamento do muro junto ao mar.

O cemitério de Marcela tem um valor patrimonial e histórico que é fundamental preservar, por ser muito visitado pelos turistas que se deslocam à Estância Balnear de Salinas, situada a escassos metros, a norte do cemitério, mas também porque os familiares das pessoas que repousam neste “espaço sagrado” defendem a necessidade de resgatar a imagem e dignidade deste património com quase 150 anos de existência.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top