PUB

Política

Santiago: PAICV denuncia penúria de água na Ribeira Seca

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) denunciou, hoje, 12, a penúria de água para agricultura e consumo na Ribeira Seca, Santiago, afetando mais de 80 agricultores na região.

A denúncia foi feita pelo deputado e membro do Conselho Nacional do PAICV, oposição, Carlos Rodrigues, que afirma que os agricultores se sentem abandonados pelo Governo, pois estão sem água para a rega simplesmente por falta de reparação dos equipamentos que asseguram o abastecimento.

“Essa grave omissão do Governo está a comprometer a produção com elevadas perdas de recursos financeiros e outros investimentos já realizados. Ademais, não se percebe que nesta ribeira em que a água nasce do subsolo na barragem de Poilão, este Governo que nunca gostou das barragens, não esteja a apoiar esses agricultores com instalação da gota a gota que traria mais vantagens para a produção, aumentando o tempo de cultivo”, disse. 

O deputado lembrou ainda da importância do setor agropecuário para o desenvolvimento da Região Santiago Norte, sobretudo pelo potencial do sector para a criação de emprego e para garantir a segurança alimentar e nutricional da população daquela região.

“Abandono do setor agropecuário”

No entanto, vincou, desde 2016 que se assiste a um “abandono do setor agropecuário” em Cabo Verde, em geral, e Santiago Norte, em particular, pelo Governo, que é visível na redução dos investimentos neste sector.

Igualmente apontou à descontinuidade dos projetos agropecuários, sobretudo o projeto de mobilização de água para rega e o “descaso” com a gestão das barragens e manutenção das infra-estruturas hidroagrícolas.

O último exemplo, citou aquele responsável, é o “descaso” com a barragem de Poilão e os agricultores ao seu entorno, tanto a montante como a jusante da barragem, em que, referiu, o Governo está “ausente e incapaz” de apoiar os agricultores de modo a facilitar que as águas acumuladas sejam utilizadas de modo eficiente.

Por isso, defendeu a urgência na implementação de políticas para reverter esta situação, através de mais investimentos para o sector agropecuário, “apostando fortemente” na mobilização de água para a agricultura e pecuária, introdução de medidas de gestão sustentáveis das barragens, garantir a assistência técnica aos nossos agricultores e criadores de gados, formação constante aos agricultores e criação de um seguro para o setor agropecuário.

PUB

PUB

PUB

To Top