PUB

Educação

Modelo de financiamento do ensino superior vai sofrer reforma em Cabo Verde 

O atual modelo de financiamento do ensino superior em Cabo Verde sofrerá uma reforma para se adaptar aos “desafios atuais” e garantir maior sustentabilidade. O Governo já abriu um concurso internacional para recrutamento de uma consultoria para apoiar no processo. O prazo para a formalização das candidaturas é até 23 de Fevereiro.

Para isso o Governo, através da Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE), tem aberto um concurso internacional para o recrutamento de uma consultoria para apoiar o Ministério da Educação na reforma do modelo de financiamento do Ensino Superior em Cabo Verde.

Segundo o Governo, a reforma do modelo de financiamento do Ensino Superior em Cabo Verde, “com foco na melhoria dos indicadores de desempenho, qualidade do ensino superior e empregabilidade dos licenciados”.

Alinhar o Ensino Superior em Cabo Verde às melhores práticas internacionais

De acordo com a UGPE o objectivo é dotar o país de mais oportunidades para os jovens através de uma educação inclusiva e de excelência, tornando a rede educativa cabo-verdiana num sistema resiliente e confiável na promoção da pesquisa aplicada.

De igual modo, acrescentou, pretende o alinhamento do Ensino Superior nacional com as melhores práticas internacionais em termos de regulamentação, currículo e qualidade internacional.

Responder a desafios atuais

Para tal, indicou a unidade que nos últimos anos o executivo tem tomado “medidas significativas” com o objectivo de consolidar os ganhos alcançados no domínio do Ensino Superior, ciente dos desafios da qualidade da oferta formativa/empregabilidade para responder os desafios de desenvolvimento do país, bem como a sustentabilidade financeira do Sistema Nacional de Ensino Superior.

Contudo admite o executivo que o modelo cabo-verdiano de financiamento do ensino superior e o regime jurídico precisam de revisão para responder eficazmente aos desafios actuais.

“É necessário reconsiderar o sistema cabo-verdiano de financiamento do ensino superior para maior sustentabilidade, de modo a permitir cumprir o seu papel insubstituível na transformação da sociedade cabo-verdiana” lê-se ainda na nota do Ministério da Educação.

11 instituições de Ensino Superior no país

Cabo Verde conta com um total de 11 instituições do ensino superior, dos quais dois são públicos, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Universidade Técnica do Atlântico (UTA).

De natureza privada existem a Universidade Jean Piaget (Uni Piaget), a Única, a Universidade de Santiago, o Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE), o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS), a Universidade de Mindelo, a Universidade Lusófona, a Mindelo Escola Internacional de Arte (M_EIA) e Escola Universitária Católica.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top