PUB

Santiago

Santa Catarina: Morreu Narciso Freire, grande figura do teatro cabo-verdiano

Foi a enterrar na tarde de hoje, em Santa Catarina de Santiago, Narciso Freire, fundador do Grupo OTACA e grande figura do teatro cabo-verdiano.

“Chico”, como Narciso Freire é tratado carinhosamente por todos, foi uma figura incontornável da Cultura, tendo sido fundador do conhecido grupo de teatro OTACA, em Santa Catarina de Santiago e foi a enterrar na tarde de hoje no municipio que o viu nascer.

Nas redes sociais foram inúmeras as mensagens de pesar em homenagem a este homem do teatro nacional.

Na sua página de Facebook, o Mindelact lembrou que “se há alguém em Cabo Verde que entende a ligação umbilical que tem que existir entre a nossa experiência vivida, sentida e lembrada e o que engendramos, encenamos e transmitimos no palco, esse alguém é o Narciso Freire, o grande Chicho”.

Prémio Mérito Teatral 2015

Chico foi fundador e animador durante décadas do agrupamento teatral mais antigo do arquipélago, a OTACA. Este grupo recebeu inclusive o Prémio de Mérito Teatral 2015.

“O Chicho, que agraciou o Festival Mindelact com a sua presença e sabedoria incontáveis vezes, vivia o teatro com o entusiasmo de uma criança, com a seriedade de um ancião e com a precisão de um cientista, contagiando todos que com ele tiveram o privilégio de trabalhar com o seu fascínio e fazendo-os viver as personagens com uma intensidade que poucos peritos conseguiriam garantir”.

A Associação Artística e Cultural Mindelact acresenta nesta homenagem que “se curva perante a sua grandeza e transmite as suas mais sentidas condolências à família, à Santa Catarina de Santiago e à comunidade teatral cabo-verdiana”.

PR recorda amigo que o ajudou a superar as dificuldades 

Também José Maria Neves, Presidente da República, homenageou o amigo com quem fundou, também o OTACA.

“Mais velho e mais sazonado, foi um amigo, desde a minha infância, um companheiro em todos os momentos; alguém que me ajudou a superar as dificuldades e a caminhar em frente, sempre!Juntos, fundamos a Oficina de Teatro e Comunicação de Assomada (OTACA). Ele foi um inveterado amante do teatro e um grande ator. Apresentamos juntos a Revolta de Ribeirão Manuel e a dos Engenhos”, escreveu.

Com outros companheiros, recorda ainda o PR,  “apoiamos na criação do Grupo Musical Gama 80. Foram tempos de grande ativismo cultural em Santa Catarina, falamos nos fins da década de 70 e inícios da de 80”.

Txitxu, Pedra Barro “perdeu um grande filho”, lamenta o PR, finalizando ainda que Santa Catarina “perdeu um grande homem e Cabo Verde perdeu um Patriota”.

“Eu perdi um amigo, um companheiro de todas as horas!”.

PUB

PUB

PUB

To Top