PUB

Educação

Projeto Internacional de Mobilidade na Formação Profissional entre África e Europa conclui missão de quatro Anos em Cabo Verde

A cidade da Praia acolhe amanhã, quinta-feira, 15, a Conferência Final sobre o impacto e o futuro da mobilidade educacional entre África e Europa no âmbito Projeto Internacional SAAM (Suporting Aliance for African Mobility). Trata-se de um projeto financiado pela Comissão Europeia, que veio “revolucionar” a Formação Profissional com um programa de mobilidade internacional entre África e Europa.

A conferência decorre na sede da EHTCV, em Palmarejo Grande, às 11h00 e conta com a presença do Vice-Primeiro Ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, e de várias figuras do Corpo Diplomático de países Africanos e Europeus.

Conforme nota de imprensa, será um evento de balanço das parcerias, onde serão apresentados os resultados, o impacto das mobilidades realizadas entre os 16 países africanos e 8 Europeus e definir os próximos passos no futuro, destacando a experiência e o impacto de Cabo Verde, através da EHTCV.

SAAM, o que é?

O SAAM é um projeto financiado pela Comissão Europeia que visa aprimorar a Formação Profissional através de mobilidade internacional entre África e Europa. A iniciativa é liderada pelo Centro San Viator (Bilbau, Espanha) como entidade promotora, com a Mundus (Zaragoza, Espanha) na qualidade de entidade coordenadora.

Em colaboração com 36 organizações parceiras de 16 países africanos e 8 países europeus, o SAAM facilitou com sucesso mais de 500 mobilidades para estudantes, professores e profissionais em Formação Profissional ao longo dos quatro anos de duração do projeto. Os principais objetivos deste projeto piloto foram o de testar a ação de mobilidade educacional entre África e Europa, aprender e aprimorar conhecimentos, trocar metodologias e melhores práticas para enriquecer os sistemas de Formação Profissional em ambos os continentes e aproximar os dois sistemas de Formação Profissional para futuros projetos de mobilidade.

As três especializações em Formação Profissional testadas para mobilidade intercontinental são engenharia, turismo e agricultura. O trabalho no SAAM representa um marco significativo na promoção de parcerias globais e no avanço das oportunidades educacionais, num mundo cada vez mais global.

PUB

PUB

PUB

To Top