PUB

Economia

Único avião da ‘Bestfly’ volta a avariar e todos os voos de hoje foram cancelados

A única aeronave da ‘BestFly Cabo Verde by TICV’ está, de novo, em terra devido a uma avaria, o que levou ao cancelamento de todos os voos programados para hoje. O aparelho está parado no aeroporto do Sal. Em causa a perda de combustível na asa esquerda. 

“Já alugaram o avião aos TACV para trazer os técnicos para reparar o vazamento e levar o avião para Praia. Os voos serão repostos de noite e madrugada”, disse uma fonte do A Nação na ilha do Sal, confirmando perda de combustível na asa esquerda do ATR72.

De referir que, no último fim-se-semana, uma avaria na mesma aeronave da ‘BestFly Cabo Verde by TICV’, resultou no cancelamento dos voos. Pilotos se recusaram a voar devido ao mau estado dos pneus do ATR 72-600.

Pneus vieram de Viena

Para evitar mais cancelamentos durante o carnaval, a administração da Best Fly trouxe pneus de Viena para a aeronave, mas a falta de estoque pode resultar em problemas semelhantes, em um mês, já que a empresa prefere substituir pneus desgastados em vez de seguir um cronograma regular de substituição a cada 30 dias.

O único avião da Best Fly em operação no país faz em média 18 aterragens semanais, causando um desgaste significativo nos pneus e outras peças.  Ainda não há qualquer reação oficial da companhia.

Constrangimentos

A operar com um único avião, as avarias têm representado uma verdadeira dor-de-cabeça para a ‘Bestfly’, que se vê obrigada a procurar soluções emergenciais para solucionar o problema, pelo menos a curto prazo.

Os sucessivos atrasos, adiamentos e cancelamentos de voos vêm causando uma onda de reclamações e indignação de passageiros e comerciantes que vêm as suas vidas, compromissos e negócios afetados devido a esses constrangimentos.

As agências de viagens e turismo nacionais também se queixam da incapacidade de resposta dessa companhia nos voos interilhas, considerando que a situação tem piorado desde finais de 2022.

Refira-se que, em dezembro último, A ‘BestFly Cabo Verde by TICV’ recebeu um jato bimotor Embraer ERJ145, para regularizar as operações da companhia nas ilhas de Cabo Verde, devido ao estado inoperante da única aeronave que esteve sujeita a uma reparação que se verificou morosa.

Na altura foi ainda avançado que a ‘BestFly Cabo Verde by TICV’ iria reforçar a sua operação com um segundo ATR72, um bimotor turboélice, para operar rotas domésticas, mas, ao que parece, o mesmo não aconteceu.

Geremias S. Furtado

PUB

PUB

PUB

To Top