PUB

Economia

BestFly retoma ligações interilhas após segunda paragem em menos de uma semana

A “BestFly Cabo Verde by TICV” já retomou as ligações aéreas interilhas após uma avaria ter colocado em terra o seu único aparelho, o que levou ao cancelamento de todos os voos programados para ontem, quinta-feira.

Embora não haja nenhum comunicado oficial da companhia, apurou o A Nação que as operações foram retomadas durante a madrugada de hoje, sexta-feira, 16, com o voo Praia-São Vicente.

De referir que, no último fim-se-semana, uma avaria na mesma aeronave, a única com que a companhia está a operar, resultou no cancelamento dos voos. É que os pilotos se recusaram a voar devido ao mau estado dos pneus do ATR 72-600.

Pneus vieram de Viena

Para evitar mais cancelamentos durante o carnaval, a administração da BestFly trouxe pneus de Viena para a aeronave, mas a falta de estoque pode resultar em problemas semelhantes, em um mês, já que a empresa prefere substituir pneus desgastados em vez de seguir um cronograma regular de substituição a cada 30 dias.

O único avião da BestFly em operação no país faz, em média, 18 aterragens semanais, causando um desgaste significativo nos pneus e outras peças.  Ainda não há qualquer reação oficial da companhia.

Constrangimentos

As sucessivas avarias têm representado uma verdadeira dor-de-cabeça para a BestFly, que se vê obrigada a procurar soluções emergenciais para solucionar o problema, pelo menos a curto prazo.

Os sucessivos atrasos, adiamentos e cancelamentos de voos vêm causando uma onda de reclamações e indignação de passageiros e comerciantes que vêm as suas vidas, compromissos e negócios afetados devido a esses constrangimentos.

As agências de viagens e turismo nacionais também se queixam da incapacidade de resposta dessa companhia nos voos interilhas, considerando que a situação tem piorado desde finais de 2022.

Refira-se que, em dezembro último, a companhia recebeu um jato bimotor Embraer ERJ145, para regularizar as operações da companhia nas ilhas de Cabo Verde, devido ao estado inoperante da única aeronave que esteve sujeita a uma reparação que se verificou morosa.

Na altura foi ainda avançado que a mesma iria reforçar a sua operação com um segundo ATR72, um bimotor turboélice, para operar rotas domésticas, mas, ao que parece, o mesmo não aconteceu.

Geremias S. Furtado

PUB

PUB

PUB

To Top