PUB

Desporto

Futsal na Promoção da Saúde Mental é o lema da 2ª edição do Inter-Ilhas 

Foi lançado ontem, pelo Movimento Juntos pela Oficialização do Futsal, o caderno de encargos para a realização da segunda edição do Inter-Ilhas séniores masculino. Assim, dentro de um mês, vai se conhecer qual é a ilha que vai acolher a prova, sob o lema “Futsal na Promoção da Saúde Mental”.

O Movimento Juntos para a Oficialização do Futsal é uma Associação de Jovens que “amam” a modalidade e que querem potencializá-la de modo a se tornar uma referência em África.

O objectivo é dinamizar, apoiar e impulsionar a oficialização desta modalidade em Cabo Verde.

Contudo, no entender de Ivan Ramos, responsável pelo movimento, num primeiro momento a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) não os viu enquanto parceiros.

Apesar deste obstáculo, Ivan Ramos revela que, neste momento, a entidade que gere o futebol nacional já reconhece e tem uma abertura diferente em relação ao mesmo.

Regulamento 

Existe agora um relacionamento mais aberto e mais próximo entre as duas entidades, tendo assim surgido a ideia, de acordo com Ivan Ramos, de se trabalhar um “draft” do regulamento das provas de futsal em Cabo Verde.

A partir daí, com o regulamento pronto pode-se avançar para a realização das provas oficiais do futsal. As provas regionais ficarão a cargo das Associações em cada ilha, enquanto a FCF fica incumbida da organização do Campeonato Nacional.

Ivan Ramos explica que todo o trabalho realizado pelo movimento “Juntos pela oficialização do Futsal” foi o de fazer com que a Federação Cabo-verdiana tivesse um outra postura em relação à modalidade que ele perspectiva ter potencial para dar “enormes alegrias aos cabo-verdianos”.

A fazer fé nas palavras do nosso interlocutor, a própria FCF tem reconhecido que “todos somos poucos para tantos desafios”.

Projectar a modalidade

O mesmo sublinha a importância do facto de a Federação ter entendido que o movimento é um grupo civil de jovens que ama a modalidade e que almeja que a modalidade seja praticada de modo oficial, para que se consiga projectá-la além fronteiras.

Ivan Ramos disse acreditar que este ano já se pode ter provas oficiais de Futsal tendo em consideração o andar das negociações e da parceria estabelecida entre as duas entidades.

Haverá vários pontos ainda a afinar, como o caso dos atletas que devem fazer parte das equipas de Futsal e como devem ser feitas as inscrições. De notar que, segundo essa fonte, o único caso crítico é a ilha do Maio que se encontra “desorganizada”.

João A. Rosário

PUB

PUB

PUB

To Top