PUB

Santiago

Santa Cruz: Idoso em prisão preventiva por morte de jovem à facada

Manel Cabecinha, 73 anos, encontra-se agora em prisão preventiva na Cadeia Central da Praia, após ter fatalmente esfaqueado Adérito Moreira, de 34 anos, no último domingo, em Monte Negro, concelho de Santa Cruz, interior de Santiago. A pequena comunidade está em estado de choque diante desse trágico acontecimento envolvendo dois amigos.

De acordo com relatos dos moradores locais, episódio desta magnitude é inédito na região. O incidente ocorreu à porta de um bar frequentado tanto pela vítima quanto pelo agressor, ambos amigos “de longa data”. 

Um jovem da localidade informou ao A NAÇÃO que, embora os dois estivessem sempre a brincar, havia sinais de que Manel Cabecinha não estava satisfeito com os “gozos” de Adérito nos últimos tempos.

Segundo os moradores, na noite do incidente, Adérito e outros jovens estavam “brincando” com Manel Cabecinha. Este, descontente com a situação, decidiu deixar o local, com Adérito a segui-lo. “Infelizmente, devido a um apagão de eletricidade em Monte Negro e outros pontos da ilha de Santiago, ninguém percebeu que Manel portava uma arma branca”, disse.

“Sentindo que alguém estava atrás dele, ele simplesmente esticou o braço para trás e acabou atingindo Adérito com apenas um golpe de faca. Todos ficaram em pânico, sem saber como estancar a quantidade de sangue que jorrava do peito da vítima”, relatou o jovem anonimamente.

O relato continua a indicar que a demora na chegada da ambulância contribuiu para a tragédia e Adérito acabou por falecer no local.

 Manel Cabecinha, por sua vez, abandonou a cena em direcção à sua residência. Durante o percurso, ao encontrar um amigo da vítima, confessou ter matado Adérito, incentivando o amigo a encontrá-lo no chão. Os esforços de um grupo de jovens para detê-lo foram em vão.

Entretanto, a Polícia Nacional deteve Manel Cabecinha na mesma noite, encaminhando-o para a esquadra policial de Santa Cruz. Na segunda-feira, 26, este foi apresentado ao tribunal e, aguardando o desfecho do caso, está em prisão preventiva na Cadeia de São Martinho.

Adérito Moreira foi sepultado na tarde de terça-feira,27, no cemitério municipal de Santa Cruz, na presença da esposa, vinda dos Estados Unidos da América para o funeral. 

Natural da Achada Ponta, também Santa Cruz, Adérito deixa dois filhos. O jovem tinha planos de se juntar à esposa e filhos nos EUA, mas isso ficou tragicamente interrompido por uma facada.

Geremias S. Furtado

PUB

PUB

PUB

To Top