PUB

São Vicente

Piroga/São Vicente: Confirmada morte de um dos sobreviventes

Um dos cinco sobreviventes da piroga que deu à costa no Calhau, São Vicente, na manhã de domingo, 03, faleceu no Hospital Baptista de Sousa, para onde fora conduzido na companhia de mais quatro companheiros que sobreviveram.

A informação foi confirmada pela comandante dos Serviços de Protecção Civil de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, Vitória Veríssimo, que informou que as autoridades policiais se encontram a recolher os dados dos documentos encontrados com os sobreviventes e outros pertences para proceder à identificação das pessoas.

“Neste momento, o importante é a saúde e a sobrevivência dessas quatro pessoas, ficarem estáveis e assim conseguirmos as informações da origem e se havia outras pessoas na piroga, quantas pessoas, enfim, todas essas informações estão a ser recolhidas pelas entidades competentes”, reforçou Vitória Veríssimo.

A mesma fonte informou ainda que as autoridades policiais, da Protecção Civil e outras implicadas no caso devem reunir-se ainda hoje para decidir sobre a eventualidade de buscas no mar.

Embarcação deveria ter a bordo “65 pessoas”

Outras informações avançadas apontam que a embarcação, que deveria ter a bordo “65 pessoas”, terá partido da Mauritânia.

Ainda no domingo, 03, as autoridades retiraram cinco corpos da piroga, dois dos quais em avançado estado de decomposição e que foram a enterrar no mesmo dia.

No Calhau, as Forças Armadas e o serviço de Protecção Civil fizeram buscas na área, à procura de outros sobreviventes, mas sem resultados.

O alerta para a descoberta da embarcação numa praia na costa de Viana, no Calhau, foi recebido pela polícia pelas 09h30 de domingo, 03, de março.

Histórico de casos

Cabo Verde tem sido pontualmente destino de embarcações à deriva com pessoas que arriscam a vida com barcos precários, em alto mar, para chegar à Europa, em fuga da pobreza e da violência.

Três outros casos foram registados nos últimos 16 meses, em Novembro de 2022, uma embarcação com 66 imigrantes senegaleses deu à costa, na ilha do Sal, em Janeiro do ano passado, uma piroga chegou à ilha da Boa Vista com 90 migrantes africanos a bordo, dois deles mortos.

Em Julho, um barco que partiu do Senegal, com 101 pessoas, foi encontrado à deriva junto à ilha do Sal, em Agosto, com 38 sobreviventes.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top