PUB

Política

Luanda: Angola realizou colóquio internacional alusivo ao Centenário de Amílcar Cabral

A República de Angola realizou ontem, 13, em Luanda, um colóquio de carácter internacional alusivo ao Centenário de Amílcar Cabral. Segundo nota de imprensa, o colóquio visou homenagear o homem, o político, o guerrilheiro e o diplomata.

O evento aconteceu no Auditório da Academia Diplomática Venâncio de Moura e foi presidido pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço.

Durante o evento de homenagem a Cabral e ao centenário do seu nascimento foram debatidos quatro temas.

O primeiro tema foi a “A diplomacia interventiva de Amílcar Cabral: Pontos de contacto com a luta de Libertação desenvolvida pela FRELIMO”, sob a responsabilidade do Nacionalista e Académico Moçambicano, José Óscar Monteiro.

“A casa dos Estudantes do Império e a Concertação Ideológica e Nacionalista entre Neto e Cabral” deu mote ao segundo grande tema, a cargo do Professor Doutor e historiador, Cornélio Caley.

Pedro Pires, orador do quarto tema

O terceiro tema, o “PAI, O MAC e o PAICG: da Clandestinidade à Luta de Libertação da Guiné-Bissau e Cabo Verde”, foi desenvolvido e apresentado, pelo Professor, Julião Soares de Sousa, Historiador da Guiné-Bissau.

O último tema do colóquio “A Trajectória e dimensão política, ética, humanista e pan-africanista de Amílcar Cabral”, foi apresentado por Pedro Pires, antigo Presidente de Cabo Verde.

Amílcar Cabral é o líder histórico da luta de libertação da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

A sua influência política e diplomática estende-se a todos os países africanos de língua oficial portuguesa, sendo hoje uma figura internacional, estudado por académicos e políticos um pouco por todo o mundo.

Ao longo deste ano, vários países estão a assinalar o Centenário de Cabral com várias actividades.

PUB

PUB

PUB

To Top