PUB

Cultura

10º edição AME: 26 artistas e quatro dias de música

Vinte e seis artistas nacionais e internacionais compõem o cartaz da 10ª edição do Atlantic Music Expo que acontece este ano de 01 a 04 de abril.

A AME antecede o Kriol Jazz Festival marcado para 04, 05 e 06, na Praia.

A edição de 2024 da AME está orçada em cerca de 21 mil contos.

Segundo avançou a organização, pela voz do seu presidente Gugas Veiga, o processo de inscrição iniciou logo no mês de Junho, e que em Fevereiro foi ultimado o contacto com os artistas que deverão actuar no evento.

Ao todo, a organização registou centenas de inscrições de 43 países, a maioria, cerca de 38 artistas provenientes do Brasil.

“Tivemos um recorde de candidatura este ano, tanto a nível nacional como internacional. Talvez porque lançamos a candidatura mais cedo, este ano sentimos realmente a mesma pujança de 2019, sentimos aquela retoma depois de duas edições em São Vicente e na Praia” realçou.

A abertura do AME será realizada, como habitual, no auditório nacional, com performance de jovens artistas cabo-verdianos, reservando a novidade de homenagear os fundadores, parceiros técnicos, institucionais e comerciais.

Palcos na pedonal e outro na pracinha Luís de Camões

Os shows cases decorrem em dois palcos, um na rua pedonal e outro na pracinha Luís de Camões, e na Kebra Canela com actuação dos DJ.

Gugas Veiga afirmou que a feira de stands estará aberta durante cinco dias, a partir da terça-feira, 02, até domingo, 06, com o término do Kriol Jazz Festival, dando mais oportunidade aos expositores divulgarem os seus produtos e serviços.

Conferências e workshops

“A nível de conferências e workshops que consideramos importante para o meio artístico, a primeira é sobre eventos sustentáveis, temos um festival que existe no Açores que por coincidência este ano vai ter uma noite cabo-verdiana, no dia 30 de Agosto, o director deste festival vai falar como fazer um evento sustentável, económico e social”, acrescentou.

No mesmo dia, continuou, será apresentado o tema da formalização do sector artístico que abrange o estatuto do artista, pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Ministério das Finanças.

Posteriormente, no segundo dia, completou, uma delegação de Seychelles vai fazer a apresentação sobre os encontros da crioulidade e à tarde prevê-se um debate sobre os efeitos da lei do álcool no financiamento dos eventos musicais e culturais.

Na quinta-feira, também no período da tarde, os parceiros Pró Empresa, Ponto Praia e Muska farão uma apresentação, este último, do novo aplicativo que controla a programação do evento.

A feira mundial de música discorre este ano sobre o lema “Sustentabilidade artística”, ressaltou Gugas Veiga, um evento “mais pujante” com a vivacidade e atraindo maior participação do público.

Artistas presentes

Katia Semedo, Quarteto Ano Nobo +1, Zubukilla Spencer, Manu Reys, Ste Mandela, Primitive e Dj Axel da Praia, Gabriele Mendes, Elly Paris, Sizal de São Vicente, Gerson Spencer e Berlock a residir em Portugal, George Tavares do Maio e Dj Sarumawashi de Santo Antão são os artistas nacionais que actuam no AME 2024.

Nove nacionalidade compõem o rol de artistas internacionais, como Giuliano Gabriele da Itália, Ana Setton, Camila Reis e Dend do Brasil, o grupo Browm Rice Family do Japão e Estados Unidos, Luis Caracol e Dj Danykas de Portugal, Klaudio Hoshai de Angola, Jocelyn Balou do Congo, Le-Panda da Quebec Canadá e Insolito Universo da Venezuela.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top