PUB

Economia

Participação da Caixa Geral de Depósitos no BCA vendida por 70 milhões de euros à Coris Holding

O Governo português aprovou a venda de 59,81% da participação da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no Banco Comercial Atlântico (BCA) à Coris Holding, com sede no Burkina Faso, por 70 milhões de euros.

A Coris Holding foi a escolhida de uma lista de três interessados que além da escolhida tinha a First Atlantic Bank e IIBGroup Holdings.

A resolução que foi aprovada em Conselho de Ministros seleciona a Coris em detrimento do IIBGroup Holdings, sediado no Bahrein, e do ganês First Atlantic Banke aprova a minuta do acordo de venda direta.

O negócio foi fechado por um valor equivalente, à taxa de câmbio atual, a 70,5 milhões de euros, avançou o banco público em comunicado enviado minutos depois à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

CGD ganha 16 milhões

“Caso se venha a confirmar o preço global, este deverá gerar mais-valias da ordem dos 15,795 milhões de euros”, acrescentou a instituição financeira. “Quanto ao impacto no capital da CGD, a alienação deverá resultar num aumento  superior a 38 pontos base no rácio de solvabilidade, resultantes da conjugação da mais-valia gerada e da diminuição dos ativos ponderados pelo risco”, lê-se no documento.

A opção de alienar aquela participação consta do plano de reestruturação da Caixa aprovado em 2017.

Venda estava planeada desde 2019

A operação estava planeada desde 2019 mas atrasou-se devido à pandemia. A decisão “não se traduz na saída da Caixa Geral de Depósitos do mercado cabo-verdiano, continuando a manter a sua presença naquele país através do Banco Interatlântico”, salienta a instituição financeira do Estado.

A participação do banco público português no BCA está repartida numa posição direta, de 54,41%, e de 5,4% detidos indiretamente, através do Banco Interatlântico.

C/ Jornal de Negócios

PUB

PUB

PUB

To Top