PUB

Cultura

Escritora Brasileira Fernanda Ribeiro vence prémio de Revelação Literária UCCLA

“Cantagalo”, nome da obra da autoria de Fernanda Teixeira Ribeiro, escritora brasileira de 40 anos, foi o vencedor da 9.ª edição do Prémio Revelação Literária UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) -CMLisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa.

Para o júri, “Cantagalo” é “um romance de família, com Praxedes, nome obtuso, como centro da ficção”.

A obra é, segundo a mesma fonte, uma “história de peripécias rápidas, diálogos vivos, o que atravessa este livro como rio subterrâneo é não só a condição feminina e a questão da escrita, mas a própria condição do Livro como possibilidade de escapar a uma vida vazia, concreta, feita de cenas sem sentido nesse lugar – Cantagalo – que é alegoria de todo o Brasil. Tudo numa dicção autêntica, um modo de pôr as personagens a falar que lembra, de facto, um outro mundo.”

MENÇÕES HONROSAS

Nesta edição o júri atribuiu ainda duas menções honrosas, uma à poesia “Chão de Saibro” de Frederico da Cruz Vieira de Sousa, brasileiro, de 42 anos, residente em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

E a outra ao romance “A Sintaxe da Guerra” de Joaquim Njungo Jeremias, angolano, de 29 anos, natural de Luena, província de Moxico, Angola.

Segundo a organização, a 9.ª edição do prémio teve 168 candidaturas oriundas de 15 países e o Brasil continua a ser o país com maior número de candidaturas.

JÚRI DESTA 9ª EDIÇÃO

Domício Proença (Brasil); Germano Almeida (Cabo Verde); Hélder Simbad (Angola); Inocência Mata (São Tomé e Príncipe); Pires Laranjeira (Portugal); Luís Carlos Patraquim (Moçambique); Luís Costa (Timor-Leste); Tony Tcheka (Guiné-Bissau); Yao Jing Ming (Macau); pelo Movimento 800 anos da Língua Portuguesa – João Pinto Sousa; pela UCCLA – Rui Lourido.

PUB

PUB

PUB

To Top