PUB

Maio

Operação Marujo/Maio: Nove indivíduos em prisão preventiva 

 O Tribunal da Comarca do Maio aplicou prisão preventiva para nove indivíduos, sendo oito homens e uma mulher, na sequência do caso de surgimento de droga no alto mar na zona norte daquela ilha. 

Em comunicado, o Ministério Público informa que no âmbito de quatro autos de instrução registados na Procuradoria da República da Comarca do Maio e, seguidamente no Departamento Central de Acão Penal da Procuradoria-Geral da República, promoveu a emissão de mandado de buscas domiciliárias à residência de 22 indivíduos, tendo ordenado a detenção, fora de flagrante delito, de 19 indivíduos, sendo 16 do sexo masculino e três do sexo feminino.

Em causa estão, segundo a mesma fonte, factos suscetíveis de integrarem, por ora, a prática dos crimes de tráfico de droga de alto risco, associação criminosa para tráfico, roubo agravado, arma agravado e lavagem de capitais.

Efetivadas as detenções em coadjuvação com a Polícia Judiciária e com a Polícia Nacional e submetidos ao primeiro interrogatório judicial de arguidos detidos, foram aplicadas a prisão preventiva a nove arguidos, sendo oito do sexo masculino e um do sexo feminino.

Os restantes, oito homens e duas mulheres, ficaram interditados de sair do país e da ilha do Maio sem autorização judicial e obrigados a se apresentarem semanalmente às autoridades policiais daquela ilha.

Outras detenções

Ainda relacionado com este caso, foram detidos, há mais duas semanas, dois cidadãos cabo-verdianos e dois nigerianos pela Polícia Nacional (PN), sob suspeitas de sequestro e agressão.

Segundo relatos da polícia, a operação iniciou-se após o comando local receber denúncias de sequestro de dois jovens da localidade de Gonçalo. As vítimas teriam sido raptadas por indivíduos encapuzados e armados, exigindo aos jovens a devolução de uma quantidade de droga supostamente encontrada no mar.

Os sequestrados foram localizados na zona de Achada Campo, entre Pedro Vaz e Cascabulho, perto do perímetro florestal. Estavam amarrados e exibiam sinais de espancamento. Informações da esquadra de polícia indicam que os dois jovens apresentavam inchaços e marcas de amarras nos braços e mãos.

A detenção dos suspeitos ocorreu após uma perseguição policial à entrada da cidade do Porto Inglês.

 

Geremias S.Furtado

PUB

PUB

PUB

To Top