PUB

Política

Conferência internacional sobre democracia no Sal: UCID acusa Governo de estar a esconder verdadeira situação do país

O presidente da UCID acusa o Governo de estar a esconder a verdadeira situação da liberdade e democracia no país ao não convidar os líderes dos dois partidos da oposição representados no Parlamento para fazerem uma intervenção na conferência internacional sobre liberdade e democracia, organizado pelo Governo cabo-verdiano na ilha do Sal nos dias 8 e 9 de Abril.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), João Luís Santos confirmou ter recebido um convite para participar na conferência internacional “Liberdade, Democracia e Boa Governação: um olhar a partir de Cabo Verde”, mas esclareceu que não recebeu nenhuma resposta do Governo à proposta da UCID no sentido do seu líder fazer uma intervenção num dos vários temas em debate.

Diante da situação, o líder da UCID considera que, se o Governo não tivesse nada a esconder teria convidado os líderes da UCID e do PAICV para, pelo menos, moderarem um dos temas da conferência.

Cidadãos com medo de expressar as suas opiniões

“Pela forma como o deputado da UCID (Amadeu Oliveira) foi preso e os argumentos que ainda o mantém nessa condição mostram claramente que o Governo tem algo a esconder sobre a liberdade e a democracia em Cabo Verde”, justificou João Luís Santos.

O líder da UCID considera que a democracia é ainda incipiente em Cabo Verde e que os cidadãos não são completamente livres para opinarem.

“O país ainda não é livre em termos democráticos. Os cidadãos não podem pronunciar-se de forma livre sobre determinados aspectos porque podem ser crucificados como aconteceu com o deputado Amadeu Oliveira”, concluiu João Santos Luís.

A conferência internacional “Liberdade, Democracia e Boa Governação: um olhar a partir de Cabo Verde”, promovida pelo Governo de Cabo Verde que termina esta Terça-feira na ilha do Sal contou com a participação de várias personalidades estrangeiras, nomeadamente o Secretário-geral da ONU, António Guterres, o antigo primeiro-ministro de Portugal, António Costa e do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky em formato vídeo, entre outras personalidades.

PUB

PUB

PUB

To Top