PUB

Convidados

8ª Apostilha Pedagógica: Vínculos entre homens mulheres na E. Humana: A Medicina não é apenas uma Ciência & técnica, é outrossim, assumidamente uma Arte de múltiplas ressonâncias Humanas:

Por: Francisco Fragoso*

À modo de NP (assertivo):

A pessoa (Leia-se: a Criatura Humana) existe como homem e como mulher, para que cada um saía da sua natural solidão e entre num sadio e vero 

DIÁLOGO de um AMOR BELO & PLENO!

Além do facto biológico, a Sexualidade é capacidade de RELAÇÃO ESPIRITUAL e CORPORAL!

Exige, destarte que seja vivida como Sinal e parte de um DOM TOTAL RECÍPROCO!

Eis porque, evidentemente: 

A doação física será, efetivamente um sublime SINAL e parte de uma DOAÇÃO PESSOAL TOTAL!

§§§

§A Espécie Homo sapiens alardeia vínculos entre machos e fêmeas acentuados!§

Com efeito: no seio da nossa espécie, um Homem & uma Mulher — ou um homem e várias mulheres — podem estabelecer elos duradouros, implicando, ipso facto, uma cooperação, assaz robusta, no âmbito da Educação dos filhos & da formação de uma unidade económica doméstica, no seio da qual existe uma especialização das tarefas vinculada ao género sexual!

Destarte, pode-se distinguir, muito cedo na nossa história humana, dois enormes papéis, a saber:

1) o do “caçador”, sempre em movimento, e o

2) do “colector”, vinculado ao lugar onde vive.

Vale a pena, sublinhar, antes de mais, que é apenas, muito recentemente, no contexto das sociedades industriais modernas, que o controlo da reprodução conduziu, pela via de um movimento de inspiração ideológica, (visando abolir toda discriminação sexual) a um igualitarismo das tarefas! 

§A formação dos casais não é sempre uma questão de escolha pessoal das pessoas implicadas, em particular, no caso da mulher!§

Muito amiúde, o processo é robustamente influenciado pela pertença à família e ao clã, assim como, pela estrutura das alianças no seio da comunidade! Donde e daí: O casal resultante é, em todo caso, publicamente reconhecido & culturalmente legitimado pelo casamento!

Eis SIM:

§um autêntico aspecto universal da organização sócio-sexual humana!§

Para tanto a presença, praticamente em cada cultura, do tema do amor romanesco indica que o casal humano se encontra identicamente alicerçado por um elemento forte e robustamente afectivo! Ab origine!

Em muitas sociedades —designadamente nas sociedades ocidentais do presente, em que a escolha pessoal do indivíduo tende transformar-se predominante —, os componentes psicológicos da formação do casal, o lado romanesco do amor, que se transforma, a pouco e pouco, num conúbio, mais ou menos, sólido & robusto, constituem doravante aspectos, altamente assumidos e idealizados!

É provável, destarte, que os mecanismos afectivos implicados na formação do casal evoluíram enquanto formas de adaptação próprias inerentes à nossa espécie! Demais, se o elo/vínculo enfraquece ao fim de  algum tempo, é sempre possível, em determinadas sociedades (individualistas), estabelecer um outro, conquanto uma estrutura de monogamia serial possa emergir!

Enfim e, em suma: Na nossa espécie, 

a adaptação do parceiro, a proteção dos filhos e, evidentemente, o papel de protetor do pai possam ter contribuído, sobremaneira na evolução do casal e dos veros mecanismos afetivos que o sustentam, obviamente!

Eis, destarte:

 §A Vida & a Existência Humanas, na sua assunção, genuinamente NOBRE

Feito em Lisboa, nesta data de Hoje: 20 Outubro 2023 

*(Médico & Humanista)

PUB

PUB

PUB

To Top