PUB

Desporto

“Soncent Superliga”: Derby tenta vencer Castilho para quebrar maldição de deixar fugir o titulo na última Jornada

Nos bastidores do Futebol Clube Derby a expectativa deve ser grande, para que a equipa vença o Castilho no Domingo 14. Isto porque, tradicionalmente, há várias épocas desportivas, os azuis e branco do Derby têm deixado fugir o título de campeão à ultima jornada da prova. 

Há quem fale até em “maldição” sempre a favor do Mindelense. Os adeptos derbianos têm isto tão bem presente, pois, aconteceu, mais recentemente, na última época do campeonato regional de futebol de São Vicente sénior masculino, em que os rapazes da praça estrela deixaram “escapar pelos dedos” aquilo que já tinham quase garantido. Quando precisavam de uma vitória acabaram por empatar.

O cenário se repete quando o FC Derby apenas depende de si para se sagrar campeão, e representar a Ilha de São Vicente no próximo Campeonato Nacional de Cabo Verde da modalidade.

Mas pode ficar ainda mais pressionado se o Mindelense vencer no grande classico com a Académica do Mindelo, mas pode festejar já nas bancadas se a equipa da Rua da Praia perder ou empatar.

Caminhada 

De relembrar que o Derby deu, último domingo, o passo de gigante para revalidar o título que lhe foge há nove anos, ao bater o então líder mindelense por duas bolas a zero. Deste modo, o ainda campeão regional de São Vicente, o Mindelense, deixou fugir a liderança que vinha ostentando praticamente durante toda a prova, e a uma jornada do fim, ficando a diferença pontual entre as duas equipas de apenas um ponto.

Teoricamente o adversário do Derby na 14 jornada, o Castilho, que por sua vez necessita pontuar para fugir à zona de despromoção, aparenta-se mais acessível do que o que o Mindelense vai ter pela frente este sábado,13, que é a equipa da Associação Académica do Mindelo.

Classificação 

Com os resultados da semana passada o Derby passou a liderar a prova com 31 pontos, contra os 30 do Mindelense. Já a Académica ao vencer o Batuque 2-1. consolidou definitivamente a sua posição no terceiro posto da classificativa, agora com 24 pontos.

De seguida vem um pelotão de equipas com 13 pontos, sendo liderados pelo Batuque, Amarante, Salamansa e Castilho.

A lanterna vermelha é a equipa dos Falcões do Norte que perdeu gás nas últimas jornadas na luta pela permanência contra as equipas do Castilho e da Salamansa, tendo a uma jornada descido para a segunda divisão.

14ª Jornada 

Sábado:

Salamansa- Batuque

Amarante-Falcões

Domingo:

Académica-Mindelense

Derby-Castilho

Campeonato Nacional

Aquele que se sagrar Campeão Regional de Futebol de São Vicente, Derby ou Mindelense, vai-se juntar no Campeonato Nacional, previsto para início do mês de Maio, ao Boavista da Praia de Santiago Sul, Varandinha de Santiago Norte, Rosariense de Santo Antão Norte, Sanjoanense de Santo Antão Sul, Morabeza da Ilha Brava, Palmeira e Academico do Sal, Ultramarina de São  Nicolau, Académica do Fogo e Barreirense do Maio.

Faltam ainda apurar-se, para além do campeão de São Vicente, o representante da ilha da Boa Vista.

João A. do Rosário

PUB

PUB

PUB

To Top