PUB

Saúde

Ruptura de Antidepressivos em Cabo Verde: Emprofac divulga alternativas em stock no mercado

A Emprofac informou esta sexta-feira,19, que os medicamentos antidepressivos em ruptura no mercado nacional serão repostos a partir da próxima semana e até ao final do mês de Abril. Entretanto, garante que há no mercado opções alternativas, tanto para Lorazepam (ansiolítico) e Sertralina (antidepressivo).

Os medicamentos em causa, conforme esclareceu a Emprofac, em comunicado à imprensa, estão sujeitos ao regime de importação e exportação de estupefacientes e psicotrópicos que obriga à emissão de um certificado de importação por parte da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) e, posteriormente, a uma autorização de Exportação por parte da Autoridade Reguladora do país exportador.

No caso do Lorazepam 2,5 mg comprimidos, em ruptura desde 13 de março de 2024, a Emprofac diz que foi comunicada à ERIS a indisponibilidade do medicamento e foi apresentado como alternativa em stock o Lorazepam de 1mg e Diazepam de 5mg.

Já para Sertralina 50 mg comprimidos,  em ruptura desde 27 de março de 2024, a alternativa em stock apresentada foi Amitriptilina 25mg.

Envidar esforços 

Entretanto, a empresa, que é a principal distribuidora de medicamento a grosso do país, garante estar a envidar todos os esforços para normalizar o abastecimento do mercado e estima a reposição de stock de Lorazepam 2,5mg no início da próxima semana e Sertralina 50mg na última semana de Abril.

As ruturas de stock de medicamentos, conforme esclarece, são situações indesejáveis mas inerentes ao fornecimento de medicamentos, que ocorrem por problemas de fabrico, alterações inesperadas do padrão de consumo, decisão dos laboratórios de deixarem de produzir/comercializar, dificuldades logísticas e de comércio internacional, dimensão do mercado e/ou restrições/proibição de exportação nos mercados abastecedores.

Nestes casos, informa que disponibiliza no seu portal, tanto às Farmácias, Entidade Reguladora e profissionais de saúde, como a médicos, um motor de pesquisa onde é possível consultar as informações relativamente à disponibilidade dos medicamentos, como forma de facilitar soluções alternativas para casos de indisponibilidade.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top