PUB

Sociedade

Cidade da Praia: 17 profissionais dos PALOP participam em formação da PanAfGeo para técnicos na área das geociências

Um total de 17 profissionais de todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) participam, durante duas semanas, na cidade da Praia, da formação “Aquisição, Tratamento e Gestão de Dados Espaciais com Sistemas de Informação Geográfica e Base de Dados Espaciais (Nível avançado)” no âmbito do projeto PanAfGeo (Apoio Pan-Africano às Ciências Geológicas e Tecnologia).

De relembrar que a PanAfGeo-2 é a segunda fase de um programa pan-africano de formação em geociências de um consórcio de Serviços Geológicos Europeus para os Serviços Geológicos Africanos que promove a formação de técnicos na área das geociências dos Serviços Geológicos Africanos através do desenvolvimento de um programa inovador.

Durante a cerimónia de abertura, que aconteceu hoje, 22, no Hotel Pestana Trópico na cidade da Praia, a Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, a Engenheira Eunice Silva, sublinhou a importância de fortalecer os países do PALOP naquele que é um domínio “crucial para o seu desenvolvimento”.

Aos participantes, augurou sucessos encorajando-os a aproveitarem oportunidades desta natureza para fazerem a “diferença nas nossas comunidades e países”.

Mais de 615 profissionais formados só nesta segunda fase

Já Alain Francés, um dos formadores e investigador do Serviço Geológico de Portugal (LNEG), lembrou que o sucesso da PanAfGeo –1 ditou a realização desta segunda fase do projeto.

“Só nesta segunda fase são cerca de 615 profissionais formados em toda a África, e na primeira o número ultrapassou os mil” , adianta.

A formação será ministrada por Francés e Pedro Gonçalves, ambos investigadores do Serviço Geológico de Portugal (LNEG).

Esta é a quinta sessão de formação, ministrada por profissionais do Serviço Geológico de Portugal (LNEG), realizada pela segunda vez num país lusófono, em conjunto com o Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, através da Instituto Nacional De Gestão Do Território (INGT).

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top