PUB

Cultura

Praia: “Memórias e sentimentos”, exposição de Gildoca Barros no PCIL

A artista urbana e ilustradora Gildoca Barros está na Cidade da Praia com a exposição de pinturas em tela intitulada “Memórias e sentimentos”, que retrata a emigração a partir da sua experiência pessoal enquanto filha de pais emigrados. Suas telas estão no Palácio da Cultura Ildo Lobo, no Platô, até ao dia 25 de Maio.

“Memórias e sentimentos” veio de um contexto familiar pessoal, onde abordou o tema emigração, baseado na história dos meus pais e seus percursos, trabalho e suas lutas fora de Cabo Verde. Tem muito a ver também com as minhas memórias enquanto criança que cresceu na ausência dos meus pais e todos os sentimentos à volta disso.

A exposição aconteceu no âmbito de um convite por parte do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, onde esteve entre Dezembro de 2024 até 15 de Abril deste ano.

Gildoca Barros traz agora suas pinturas a Praia, como forma de sair da sua zona de conforto e partilhar seu trabalho a outras comunidades, naquela que é a sua primeira exposição na capital do país.

“Está a ser gratificante. Foi um desafio trazer esses quadros, tendo em conta que todos já estão vendidos, então é mais uma responsabilidade acrescida. Mas tudo correu bem”, conta a artista.

Estão expostos um total de seis quadros, seis fotografias e alguns documentos ligados ao tema, nomeadamente passaportes e contratos de trabalho dos pais.

Uma artista versátil

Gilda Barros, seu nome próprio, começou a fazer pintura urbana no Mindelo, ramo artístico onde  se sente em casa e com a qual se identifica, rejeitando o rótulo de “artista plástica”.

Ainda assim, não coloca limite à sua arte e nos últimos anos tem expandido a sua arte a outros campos, como a pintura em tela, ilustração, cerâmica e serigrafia.

 Alcance além fronteira

A nível da ilustração, a sua obra está em dois livros infantis, nomeadamente “Raízes negras”, de Lúcia Vicente, e “Vaca Mundo”, de João Fonseca, ambos autores portugueses.

No que respeita à pintura urbana, a sua intervenção já chegou a várias ilhas, como Santo Antão, Boa Vista, Santiago (Projecto Xalabas), para além de São Vicente, sua ilha natal.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top