PUB

Sociedade

Manifestação pacífica marca 1º de Maio em São Vicente

O Dia do Trabalhador, assinalado esta quarta-feira, 1 de Maio, está a ser marcado por uma manifestação pacífica, cuja concentração esta marcada para às 9h, com partida às 10h, a partir da Praça Dom Luís, em Mindelo. A União dos Sindicatos espera boa adesão, após dias de trabalho de sensibilização.

A decisão de partir para uma manifestação pacífica saiu de uma assembleia-geral organizada no passado 18 de Abril, no Mindelo, convocada pela União dos Sindicatos de São Vicente e que contou com a participação de vários outros sindicatos não filiados na União.

O encontro, segundo avançou, na altura, o representante, Tomás de Aquino, serviu para auscultar os dirigentes, delegados e activistas sindicais sobre o tipo de acção a ser feito neste ano para o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Contra a perda do poder económico

Com esta iniciativa o intuito é lutar contra a perda do poder de compra sentido nos últimos três anos e que, segundo o sindicalista, “acumulou-se em cerca de 15%”.

A luta também é contra outras questões laborais, como o excesso de carga fiscal e outros problemas de trabalhadores ligados ao sector público, e questões relacionadas com a segurança social, entre as quais a decisão aventada pelo Governo de aumentar a idade de reforma das mulheres de 60 para 65 anos.

Expectativa de boa adesão

Ao A Nação, Tomás de Aquino garantiu que nos últimos dias foi feito um trabalho de sensibilização e mobilização junto dos trabalhadores e da sociedade civil, em geral, pelo que está confiante numa boa adesão à manifestação.

Um trabalho que prolongou-se até ao final do dia desta terça-feira, incluindo a distribuição de materiais para a manifestação.

PUB

PUB

PUB

To Top