PUB

Política

Buscas na CMP:  Francisco Carvalho garante que “não há roubo de dinheiro, nem corrupção”

Após buscas na Câmara Municipal da Praia (CMP),  Francisco Carvalho garante que “não há roubo de dinheiro nem corrupção”. O autarca praiense falou em “irregularidades que seriam falhas nos processos”, mas diz estar sereno e tranquilo perante todo o tipo de buscas.

 “Podem fazer todo o tipo de buscas, podem encontrar irregularidades que seriam falhas nos processos, mas roubo de dinheiro e corrupção na câmara de Francisco Carvalho não há”, reagiu assim o autarca praiense após uma busca realizada hoje na Câmara Municipal da Praia (CMP), pelo Ministério Público.

O autarca citado pelo Balai Notícias, esclareceu que esta ação de busca e apreensão por parte da Procuradoria Geral da República (PGR), está perante dois processos: um relacionado com o relatório do Fundo de Turismo entre os anos 2016 a 2020 e outro processo relacionado com a denúncia do inspetor Renato Fernandes.

“Uma coisa eu vos garanto: eu nem cinco tostões roubei. A câmara da Praia na gestão de Francisco Carvalho não tem a corrupção que o MpD implementou ao longo de 12 anos”, garantiu Carvalho para quem “há transparência porque nós apostamos numa nova forma de fazer política em Cabo Verde”.

Serena e tranquila perante todo o tipo de buscas

O autarca praiense diz ainda que a sua equipa está serena e tranquila perante todo o tipo de buscas.

Questionado se este processo poderá prejudicar a atual equipa camarária num ano de eleições autárquicas, Francisco Carvalho respondeu:

 “É fundamental que os eleitores, munícipes da Praia e de Cabo Verde percebam que a gestão que fazemos na câmara da Praia é focada na transparência (…) na nossa gestão não há corrupção, não há roubo, não há desvio de dinheiro, não há gabinete dentro da CMP a vender terrenos como o MpD tinha, não há livros de registo com folhas arrancadas , não há julgamento em tribunal sobre desvio de dinheiro e máfia de terrenos na Praia”.

Denúncia de Renato Fernandes sobre indícios de crime no relatório de asfaltagem

De recordar que em abril passado, o inspetor das Finanças Renato Fernandes afirmou, durante a uma audição na CPI sobre a gestão dos fundos do Turismo e do Ambiente, na Assembleia Nacional, que há indícios de crime no relatório da Câmara Municipal da Praia relativamente à asfaltagem de algumas vias.

“Há indícios claros de que foram forjados, porque uma das empresas que consta do processo, que foi convidada para apresentar proposta financeira, em resposta a um documento enviado pela equipa da auditoria respondeu que não participou no concurso”, mencionou na altura, citado pela agência Inforpress.

Sobre as denúncias de Maria Aleluia e Manuel Alves

Hoje, quanto às denúncias da vereadora Maria Aleluia Barbosa Andrade e Manuel Alves sobre a aprovação dos orçamentos de 2022 e 2023 o autarca praense afirmou que qualquer um pode fazer queixa e que outra coisa é ser condenado.

 “O fundamental é o resultado do julgamento, vamos esperar serenamente, deixemos que a justiça faça o seu caminho. No fim de tudo isto não haverá nem cinco tostões roubados pelo Francisco Carvalho na CMP. Como político, estou à vontade para o dizer”.

Francisco Carvalho voltou a criticar o partido que sustenta o governo ao afirmar que houve 12 anos de corrupção na CMP e que há várias provas disso.

“Tentativa de MpD se eternizar no poder”

O atual presidente da CMP foi mais longe e disse que há uma tentativa de o MpD se eternizar no poder e acusou o partido de fazer compra de votos.

“O que está em risco é a democracia em Cabo Verde. Desde o primeiro minuto que ganhámos as eleições na CMP , o MpD recusou-se a aceitar que perdeu a Câmara da Praia. O presidente do MpD que é primeiro-ministro do país, num discurso de enorme carga violenta, diz que tem de tomar a câmara da Praia custe o que custar (…)”, afirmou Carvalho.

Quanto ao mandado de busca que abrange a empresa Barreto Construções, o edil confirmou que a empresa foi visada nas buscas mas não prestou mais detalhes sobre o que estaria em causa.

O edil não quis esclarecer se a antiga presidente do PAICV Janira Hopffer Almada estaria na Câmara da Praia na qualidade de advogada ou enquanto dirigente do partido.

C/Balai

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top