PUB

Economia

Dia Nacional das Peixeiras assinalado esta sexta-feira em São Vicente

Associação de Peixeiras de Mindelo, através do projeto “Amdjer d txeu luta”, promove amanhã, sexta-feira, 17, às 14h00, um conjunto de actividades no pátio da Réplica da Torre de Belém, para celebrar, pela primeira vez, o Dia Nacional das Peixeiras institucionalizado em Março deste ano.

Conforme nota de imprensa, o ato comemorativo da associação conta com o coletivo de peixeiras e representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, tanto ligadas ao setor das pescas como da promoção da igualdade e equidade de género.

Actividades previstas

O evento conta com o lançamento do livro de receitas à base de peixe “Nós Mar, nós sabor”, por parte da Biosfera e haverá ainda, música ao vivo com Yannick e Banda, além de jogos entre as peixeiras para incentivar o cuidado no trabalho.

No mesmo dia, a Associação das Peixeiras do Mindelo conta inaugurar a exposição fotográfica “Pexeras d’Soncente” de Tânia Macera às 18h00, no Centro Cultural do Mindelo.

A exposição conta com 76 imagens que retratam a vida das peixeiras.

Peça teatral “Peles”

O espetáculo teatral “Peles”, no auditório do CCM, será também exibido nos dias 17 e 18, no âmbito do Dia Nacional das Peixeiras, evento que encerrará as actividades comemorativas da associação para este ano.

Os bilhetes para assistir às apresentações estão disponíveis na sede da Associação de Peixeiras do Mindelo, situada na Réplica da Torre de Belém, em troca de um kilo de alimento não perecível.

Primeira comemoração do Dia Nacional das Peixeiras

O Dia Nacional das Peixeiras, 17 de Maio, vai ser comemorado em Cabo Verde pela primeira vez, mediante a resolução do Conselho de Ministros aprovada no passado 27 de Março de 2024.

A data coincide com a criação da Associação das Peixeiras do Mindelo, nascida há cinco anos, aliás, foi por sugestão desta organização, a primeira das peixeiras de Cabo Verde, que se escolheu 17 de Maio para homenagear as peixeiras do país.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top