PUB

Desporto

Campeonato Nacional de Futebol: Palmeira goleia Varandinha do Tarrafal e está a um empate das meias-finais

O Palmeira, Campeão Nacional de Futebol (época 2022-2023) venceu, no último fim-de-semana, o Varandinha do Tarrafal, campeão de Santiago Norte, por 4-0, e basta-lhe um empate na última jornada da fase de grupos para se qualificar para as meias-finais do Campeonato Nacional de Futebol. Por sua vez, o Barreirense, campeão da ilha do Maio, também sonha passar à fase seguinte e espera vencer o Palmeira no próximo jogo a ter lugar no Estádio Dau d’Segunda, na ilha do Porto Inglês.

Com a victória diante do Varandinha do Tarrafal e do empate entre o Morabeza e Barreirense, o Palmeira arrebatou a liderança do grupo B ao campeão da ilha do Maio. Na partida da quinta jornada disputada no Estádio Marcelo Leitão, cidade de Espargos, ilha do Sal, os quatro golos do ainda Campeão Nacional de Futebol da época passada, foram marcados por Esquilson Pires (47´), Rendrick Gomes (53´), Emanuel Apiaah (82´) e Derio Brito (88´).

Com estes resultados, o Palmeira passa a liderar o grupo B com nove pontos, seguido do Barreirense com oito pontos, Morabeza seis pontos, enquanto que o Varandinha ocupa a última posição com dois pontos.

Morabeza praticamente fora das meias-finais

Já o Morabeza, campeão da Brava, ficou praticamente sem hipóteses de se qualificar para as meias-finais, depois do empate (1-1) registado frente ao Barreirense, campeão da ilha do Maio, no jogo da quinta jornada do grupo B, disputado no estádio Aquiles D´Oliveira, em Nova Sintra, ilha da Brava.

Em declarações à imprensa, o técnico do Morabeza, Ney Loko, assumiu que a passagem às meias-finais do Campeonato Nacional de Futebol sénior masculino é “quase impossível”, tendo em conta que a sua equipa não conseguiu vencer o Barreirense, campeão da ilha do Maio, no jogo do último fim-de-semana.

Na partida do último fim-de-semana, o Morabeza até esteve a vencer desde os 16 minutos da primeira parte, de grande penalidade transformado por Sérgio, mas deixou-se empatar aos 47 minutos da segunda parte através de um golo do Barreirense apontado por de Sila.

 

Grupo B – resultados da 5ª jornada

-GD Palmeira (Sal) 4-0 GD Varandinha (Santiago Norte)

-Morabeza SC (Brava) 1-1 Barreirense FC (Maio)

 

Classificação no grupo B

1°- GD Palmeira: 9 pontos

2°- Barreirense FC: 8 pontos

3°- Morabeza SC: 6 pontos

4°- GD Varandinha: 2 pontos

Próxima jornada

  • Barreirense FC vs GD Palmeira
  • Morabeza SC vs GD Varandinha

Boa Vista da Praia e Académico do Sal já estão nas meias-finais

Por agora, já estão apurados para as meias-finais, o Boa Vista da Praia (grupo C), campeão de Santiago Sul, e o Académico do Aeroporto (grupo A), campeão da ilha do Sal. Falta apurar o vencedor do grupo B e o melhor segundo lugar de entre os grupos A (Académica do Fogo) e C (Derby de São Vicente), já que no grupo B nenhuma das equipas têm hipótese de qualificar como melhor segundo lugar.

Este ano, a final do Campeonato Nacional de Futebol sénior masculino (época 2023-2024) terá lugar no Estádio Nacional, na cidade da Praia, em data a indicar. A prova disputa-se no sistema de duas voltas entre as equipas de cada um dos três grupos. Passam para a fase seguinte, ou seja, as meias-finais, os primeiros classificados de cada grupo e o melhor segundo classificado.

Refira-se que, de acordo com uma deliberação da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FC), a final do Campeonato Nacional de Futebol, que normalmente acontecia nas cidades da Praia e Mindelo, tem sido, nos últimos anos, descentralizada para outras regiões desportivas do país.

Santo Antão Sul (2018), Sal (2019), Boa Vista (2022) e Maio (2023) são as quatro regiões desportivas que já receberam a final do Campeonato Nacional, no âmbito desta política da FCF de descentralização dos eventos desportivos.

C/Inforpress

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top