PUB

Desporto

Jogos Olímpicos Paris 2024: Team Cabo Verde viaja hoje para França

A comitiva nacional para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Team Cabo Verde, viaja hoje, 10 de Julho, para França onde vai decorrer, de 11 a 23 de Julho, a segunda fase do estágio dos sete atletas que vão representar o país nesta que é a XXXIII Olimpíada.

Terminado o pré-estágio da Cidade da Praia, com cinco dos sete atletas qualificados para Paris 2024, o Team Cabo Verde, segundo o chefe da missão cabo-verdiana, Leo Moreau, parte para a segunda fase do estágio, de 11 a 23 de Julho em Parthenay-Gatine (França), município que funciona como a casa da delegação cabo-verdiana para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Depois de Parthenay-Gatine, a 23 de Julho, a comitiva nacional vai directamente a Paris para se concentrar nos Jogos Olímpicos de Paris que se realizam de 26 de Julho a 11 de Agosto.

Maior comitiva de sempre

Recorde-se que Cabo Verde estará representado nas Olimpíadas de Paris por sete atletas, a maior comitiva de sempre do país. Samuel Freire, na meia-maratona, Jayla Pina  e José Tati em natação, Nancy Moreira e David Pina no boxe, Victor Alvares d’Oliveira no esgrima e Djamila Correia e Silva no judo são os atletas que carregarão a bandeira nacional em Paris.

A delegação cabo-verdiana tem, no total, 26 elementos, dos quais os sete atletas qualificados, cinco treinadores (de boxe, esgrima, judo e natação) seis oficiais de equipa, além do chefe da missão, Léo Moreau, um médico, um fisioterapeuta, um preparador físico, um psicólogo e responsáveis da COC.

Polémica sobre o financiamento

De acordo com a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, a participação do “Team Cabo Verde” tem um orçamento avaliado em 20 milhões de escudos suportado pela Presidência da República e empresas públicas e privadas, sem qualquer financiamento do Governo.

Uma denúncia que mereceu a reacção do Governo, através do presidente do Instituto do Desporto e da Juventude, ao considerar “desconexas, despropositadas e desprovidas de coerência” as declarações da líder do COC.

José Eduardo dos Santos acusou o COC de ignorar o facto de vários atletas de Cabo Verde “terem participado em provas qualificativas para os Jogos Olímpicos através das Federações Nacionais, com total suporte financeiro do Governo estando entre esses os atletas qualificados nas modalidades de atletismo, boxe e judo”.

C/ Inforpress

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top