PUB

Santiago

Santiago Norte: Localidades de Junco, Picos Acima e Achada Igreja passam a ter abastecimento de água domiciliar

As localidades de Junco, em Santa Catarina de Santiago, e Picos Acima e Achada Igreja, no município de São Salvador do Mundo, contam doravante com um sistema de abastecimento de água domiciliar inaugurado Terça-feira, 9 de Julho. Antes, os moradores dessas localidades tinham acesso à água longe das suas casas ou pagavam um preço mais elevado para abastecerem através de autotanques.

O projecto de abastecimento de água para Junco, no município de Santa Catarina, vai beneficiar cerca de 336 habitantes na localidade. Entre outras infra-estruturas edificadas, destaca-se a construção de 8,385 quilómetros de conduta, dois reservatórios, sendo um reabilitado e um novo, uma estação de bombagem, um posto de transformação com a capacidade de bombagem de 45 m3/h e que foi financiado pelo Governo no valor de mais de 44 mil contos.

Em São Salvador do Mundo foram construídos 17 quilómetros de condutas, quatro reservatórios, sendo três reabilitados e um novo, uma estação de bombagem com capacidade de 32 m3/h, um posto de transformação, financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, num valor de cerca de 86 mil contos.

Estas obras levadas a cabo em São Salvador do Mundo beneficiarão as localidades de Picos Acima, que incluem Txam Grande/Tomba Pilão; Txam Pá Riba/Txam Cardoso, Cutelo Vaz, Leitão Grande e Achada Igreja.

“Evolução extraordinária”

O primeiro-ministro cabo-verdiano, que presidiu à inauguração dessas obras, sublinhou a “evolução extraordinária” que o município de São Salvador do Mundo teve nessa matéria, lembrando que em 2016 a taxa de cobertura era de 18 por cento (%) e hoje ronda os 73%.

Ulisses Correia e Silva mostrou-se confiante de que essa taxa de cobertura vai ser aumentada, garantindo que foco é a melhoria no acesso e na quantidade da água, assim como na resolução dos problemas da vida das pessoas.

O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, recordou que o sistema de abastecimento de água domiciliar inaugurado é mais uma promessa do mandado 2020/2024 que está a ser cumprido na íntegra.

O autarca também referiu-se a outras promessas cumpridas, nomeadamente no sector da habitação social, do desencravamento das localidades, do desporto, da modernização administrativa, imagem institucional, entre outras.

Refira-se, que a inauguração da rede de adução e distribuição de água para as zonas altas do município de São Lourenço dos Órgãos, designadamente, às localidades de Rasta, Boca Larga e Fundura, todas em Santiago Norte, foi remarcada para o próximo dia 15 de Julho uma vez que devido a condições meteorológicas adversas não foi realizada na data prevista, ou seja, na passada Segunda-feira, 08.

C/Inforpress

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top