PUB

Destaques

Destaques da edição 884 do Jornal A NAÇÃO

 

DESTAQUES

Governo “txapa, txapa”

Ulisses Correia e Silva “perdeu uma grande oportunidade” para fazer uma “remodelação profunda” no seu elenco governamental. Orlando Dias, deputado do MpD, entende que, com as saídas de Abraão Vicente e Evandro Monteiro, e entrada Augusto (Gugas) Veiga, para a Cultura, e Jorge Santos a acumular o Ministério do Mar, “não significa que houve mexidas no Governo”. 

Desporto e Turismo associados ao mar gera mais riqueza que sector da pesca 

O sector “Recreio, desporto, cultura e turismo” é aquele que mais contribui para a produção da economia do Mar em Cabo Verde. Em 2017, conforme dados da primeira Conta Satélite do Mar, que agora começaram a ser divulgados, esse sector gerou 35.455 milhões de escudos, representando 22,5% dos 69.356 milhões de escudos, gerados em toda a produção da economia do mar. Um valor bem acima da classe de Pesca, aquacultura, transformação e comercialização dos seus produtos, que é quase metade, ou seja, 13.419 milhões de escudos. 

Praia

PJ investiga suposto caso de violação de adolescente com paralisia cerebral

A Polícia Judiciária está a investigar o caso de suposta violação de uma adolescente de 17 anos com paralisia cerebral, residente na Achadinha, que estava desaparecida desde sábado e foi encontrada na tarde de domingo no bairro de Ponta D’Água, após uma maratona de buscas realizada por familiares e vizinhos da mesma.  

David Pina coloca Cabo Verde no mapa olímpico 

O nome de Cabo Verde entrou, pela primeira vez, na lista dos países medalhados nos Jogos Olímpicos. O feito é do pugilista David Pina – bronze no Paris 2024, categoria boxe masculino até 51 kg. Não obstante o marco histórico, o atleta questiona agora a sua continuação na modalidade, por falta de apoio condigno. Uma coisa é certa: nada será como dantes na sua vida de pugilista. Afinal, quem não quer estar associado à primeira medalha olímpica cabo-verdiana? 

Veterano do trompe e saxofone 

Adriano Santos quer revitalizar Banda Municipal de São Vicente

Adriano Santos, 62 anos, músico mindelense emigrado nos Estados Unidos da América, está de volta a São Vicente, com vários projectos para o desenvolvimento da música. O mais jovem de sempre a actuar na Banda Municipal dessa ilha, Adriano lamenta o estado de abandono em que a instituição se encontra actualmente. 

Festival da Baía das Gatas

Entre a celebração e a controvérsia

A uma semana do Festival da Baía das Gatas, que este ano celebra os seus 40 anos de existência, a ilha de São Vicente está em plena efervescência. O evento, que se realizará de 15 a 18 de Agosto, promete uma movimentação social, económica e cultural sem precedentes. No entanto, os seus custos são motivos de controvérsia entre os mindelenses.  

PUB

PUB

PUB

To Top