De acordo com o Grupo ETE, o navio Ponta do Sol, da Transinsular, vai passar a operar com bandeira de Cabo Verde e fazer a cabotagem nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista.
O navio conta com embandeiramento nacional oficialmente desde o dia 16 de maio, com registo e com bandeira de Cabo Verde.
Desta forma a embarcação, que fazia a ligação Portugal-Cabo Verde desde Fevereiro último, passa agora a servir as ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista para “maior flexibilidade e eficiência logística”.
“O embandeiramento nacional representa um avanço operacional e institucional e um investimento das pessoas e em Cabo Verde, com a contratação de tripulações cabo-verdianas, e com o pagamento de impostos em Cabo Verde.
Mais autonomia
Este reforço, conforme a mesma fonte, concede ao país maior autonomia no transporte de cargas e reforça a capacidade para responder às exigências do mercado interno.
A decisão está alinhada com a estratégia do Grupo ETE de gerar valor local e contribuir activamente para uma melhor logística integrada global.
