A nova maternidade e pediatria do Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, foi inaugurada esta terça-feira, 22. Considerado pelo Governo o maior investimento no sector da saúde desde a independência, o edifício contém 125 camas e cerca de 10 serviços especializados.
O investimento avaliado em 1,2 milhões de contos, resulta de uma parceria estratégica entre o Governo de Cabo Verde e a República Popular da China.
Com quatro pisos e uma área de 5.768 metros quadrados, a unidade tem capacidade para 125 camas e cerca de 10 serviços especializados, incluindo urgências de maternidade e pediatria, ambulatório, internamento, unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos, ginecologia e obstetrícia, bloco operatório, com duas salas de cirurgia, banco de leite e salas de partos.
Na área técnica, o prédio abarca uma cave, central de oxigénio, central de ar comprimido, posto de transformação e gerador de emergência. Segundo o Governo, trata-se de uma obra moderna, funcional e orientada para um atendimento mais humanizado e de qualidade para mulheres, crianças e famílias.
Helena Rebelo Rodrigues, presidente do Conselho de Administração (PCA) do Hospital Dr. Baptista de Sousa, destacou que a nova maternidade é a estrutura de saúde mais moderna do país, representando um símbolo de “compromisso com a vida, cuidados dignos e humanizados, e melhores condições de trabalho para as equipas de saúde”.
“A maternidade nasceu de uma visão humanista, que coloca a mulher, a criança e a família no centro do cuidado. Cuidar não é apenas tratar, é acolher, escutar e acompanhar com consciência, empatia e dedicação”, reforçou a PCA do HBS.
Rodrigues lembrou que o projecto só foi possível graças a uma estratégia integrada de desenvolvimento e parcerias nacionais e internacionais, assegurando que “cada mulher, criança e família que aqui chegar serão acolhidos com dignidade, conhecimento e coração”.
Cláudia da Cruz
*Estagiária
C/NN
