PUB

Desporto

BAI Cabo Verde oferece 11 mil euros à Seleção Nacional

A comitiva da Seleção Cabo-verdiana de Futebol recebeu um prémio de jogo de 11 mil euros do banco BAI Cabo Verde, num gesto de reconhecimento pela qualificação para o Mundial de Futebol 2026.

Os Tubarões Azuis foram recebidos esta terça-feira, 14, no Edifício BAI Center, em Chã de Areia, Cidade da Praia, para um almoço convívio, um dia após carimbarem a bandeira nacional, pela primeira vez, no mapa das nações que vão marcar presença no maior espetáculo de futebol do Mundo, a ter lugar nos Estados Unidos da América, México e Canadá.

Em reconhecimento a este feito histórico, o BAI Cabo Verde ofereceu contas bancárias a todos os jogadores, entre os quais será distribuído um plafond de 11 mil euros (cerca de mil e duzentos contos cabo-verdianos).

“Vocês marcaram a história. O que fizeram foi qualquer coisa de arrepiante. Vocês mostraram que esta qualificação não é obra do acaso, mas sim algo merecido e com convicção. Estão a marcar uma história para Cabo Verde, este pequeno estado insular, enfrentando países como os Camarões, que são repetentes no Mundial, ganhando o grupo com uma diferença substancial. Isto é obra”, declarou o presidente da Comissão Executiva do banco, Jorge Almeida.

Almeida reforçou que o BAI é um banco cabo-verdiano, apesar da matriz angolana, e que tem estado na linha da frente a apoiar o desporto nacional, nas mais diversas modalidades.

“Esta nossa relação com a Federação de Futebol já vem de quatro anos e naturalmente reforçamos agora na parte final.  A nível do desporto nós temos estado em várias frentes, quer no ciclismo, natação, acompanhamos também a comitiva dos Jogos Olímpicos Paris 2024, onde o David Pina conseguiu a primeira medalha de bronze”, elencou.

Linhas mestras de patrocínio rumo ao Mundial definidas

Para o Mundial 2026. Almeida adiantou que já foram definidas as linhas mestras com a FCF, no sentido de reforçar aquilo que é o pacote de patrocínio e traçar um entendimento para mais longo prazo do que foi no anterior.

A Federação Cabo-verdiana de Futebol agradeceu o gesto do BAI Cabo Verde e todo o apoio recebido até aqui, de forma geral, pelos adeptos, no país e na diáspora, reforçando que o que aconteceu no relvado, foi a materialização de um sonho de todos os cabo-verdianos.

“Seguramente são esses momentos que nos marcam e que marca toda a equipa que está a trabalhar, não só para ela, mas para toda uma nação”, declarou o representante da FCF, lembrando que, ainda antes do Mundial 2026, a Seleção Nacional Feminina de Futebol vai se qualificar para o Campeonato Africano das Nações (CAN), marcando mais um momento histórico nos 50 anos da Independência de Cabo Verde.

Os Tubarões Azuis venceram, na segunda-feira, a seleção de Eswatini, por 3-0, e apuraram-se, pela primeira vez na sua história, para o campeonato mundial de futebol da FIFA.

 Natalina Andrade

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top