Além de Cabo Verde, que fez história ao conseguir o inédito apuramento para a competição, outras 27 seleções também já estão apuradas para o Campeonato do Mundo de Futebol que vai ser disputado entre os dias 11 de Junho e 19 de Julho de 2026, em 16 cidades dos Estados Unidos, México e Canadá. Será a maior edição da história da Copa do Mundo uma vez que vão estar presentes 48 seleções de todos os continentes em vez das 32 que participaram na última edição (2022) realizada no Qatar e ganha pela Argentina.
Das seleções lusófonas, o Brasil, uma das potências da América do Sul (CONMEBOL), também já está apurado. Já a seleção de Portugal, ao empatar, esta Terça-feira, 14, com a Irlanda, não conseguiu garantir o apuramento antecipado e vai ter que esperar para a próxima jornada de apuramento a ter lugar em Novembro próximo
Refira-se que a Inglaterra, campeã mundial em 1966, é a primeira seleção europeia com presença garantida na próxima Copa do Mundo de Futebol.
No próximo Campeonato do Mundo de Futebol, as 48 seleções estarão divididas em 12 grupos de quatro seleções cada. Classificam-se para a fase eliminatória as duas melhores s de cada grupo mais os oito melhores terceiros classificados. Para ganhar a Copa do Mundo de 2026, uma equipa terá de realizar oito partidas, uma a mais do que a Argentina realizou para se sagrar campeã mundial em 2022.
As seleções já apuradas
América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF):
Canadá
Estados Unidos
México
América do Sul (CONMEBOL):
Argentina
Brasil
Equador
Colômbia
Uruguai
Paraguai
África (CAF):
Marrocos
Tunísia
Egito
Argélia
Gana
Cabo Verde (1.ª participação)
África do Sul
Costa do Marfim
Senegal
Ásia (AFC):
Austrália
Coreia do Sul
Irão
Japão
Jordânia (1.ª participação)
Uzbequistão (1.ª participação)
Qatar
Arábia Saudita
Oceania (OFC):
Nova Zelândia
Europa (UEFA):
Inglaterra



