“Um momento histórico para Cabo Verde” disse Joel Almeida sobre a realização da fase de qualificação Basketball Africa League (BAL) – FIBA Road to BAL Elite 16, agendada para 11 a 16 de Novembro, no Gimnodesportivo Vává Duarte, na Cidade da Praia. O fundador da equipa Kriol Star anunciou a criação da equipa feminina Kriola Star e salientou que o evento será transmitido em mais de 240 países, demonstrando assim a importância do basquetebol como ferramenta de promoção do país.
Em comunicado o Executivo sublinhou a “grande honra e responsabilidade” depositadas no país pela FIBA ao seleccionar Cabo Verde como anfitrião desta importante etapa de qualificação. Recorde-se que a competição profissional é coorganizada pela FIBA e pela NBA.
Para Joel Almeida, fundador da equipa sensação da última BAL, Kriol Star, a realização dum evento desportivo desta magnitude em Cabo Verde representa “um passo histórico” para o basquetebol nacional.
Oportunidade para mostrar talento de Cabo Verde
“Este é um momento importante para mostrar que Cabo Verde tem talento, organização e condições para competir com os melhores clubes africanos”, disse Joel Almeida, acrescentando que a Kriol Star foi criada com o objectivo de colocar o basquetebol cabo-verdiano nos maiores palcos internacionais.
No seu primeiro ano de existência, a equipa do Kriol Star qualificou-se para a BAL, ficando entre os 12 melhores clubes de África e competindo com equipas de renome, como o Petro de Luanda e o Monastir da Tunísia.
“Competimos com equipas de alto nível e ficámos entre as seis melhores. Isso prova que, com talento e organização, Cabo Verde pode alcançar o topo”, frisou.
A fase de qualificação da BAL e da WBLA vai reunir em Cabo Verde, equipas de vários países africanos, reforçando a projecção internacional de Cabo Verde através do desporto.
Criação da equipa feminina Kriola Star

Durante o acto de lançamento da fase de qualificação da competição FIBA Road to BAL Elite 16 em Cabo Verde, Joel anunciou a criação da equipa feminina Kriola Star que vai participar pela primeira vez na WBLA – Women’s Basketball League Africa, reforçando a aposta no desenvolvimento do basquetebol feminino e na promoção de oportunidades para jovens atletas cabo-verdianas.
Queremos inspirar os jovens e mostrar que Cabo Verde tem talento em ambos os géneros. A Crioula Star vem complementar este sonho”, concluiu Joel Almeida.
C/ Inforpress



