PUB

Classificados

Anúncio SISP – Diretor/a-Geral

 

Diretor-Geral (m/f)

Empresa de Sistemas de Pagamento

Cidade da Praia / Santiago / Cabo Verde

 

A SISP – Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos, S.A., é uma sociedade anónima que tem como missão principal implementar e gerir sistemas de pagamento eletrónicos e serviços relacionados, nomeadamente de pagamento, processamento e gestão de dados e informação e emissão de certificados digitais em Cabo Verde. É, também, em Cabo Verde, a gestora da rede interbancária “Vinti4” e processadora certificada de cartões Visa e MasterCard.

Sobre a Oportunidade

Procuramos um/a Diretor/a-Geral com sólida experiência em gestão executiva, visão estratégica e profundo conhecimento do sistema bancário e do ecossistema de pagamentos.
Reportando diretamente ao Conselho de Administração, o/a profissional escolhido será responsável pela liderança executiva da Empresa, garantindo conformidade regulatória, segurança das operações e inovação contínua em produtos e serviços.

Principais Responsabilidades

  • Participar na elaboração dos planos estratégico e de atividades e garantir a respetiva execução;
  • Gerir os recursos humanos da Sociedade;
  • Coordenar a elaboração dos manuais de procedimentos da Sociedade;
  • Elaborar o Relatório e Contas anual da Sociedade;
  • Supervisionar as áreas financeira, tecnológica, operacional, compliance e comercial;
  • Garantir a conformidade regulatória, nomeadamente com as normas do setor financeiro que lhe são aplicáveis e das entidades internacionais parceiras;
  • Liderar o desenvolvimento e das plataformas e aplicações de pagamento;
  • Gerir o orçamento, indicadores de desempenho (KPIs) e resultados financeiros;
  • Promover a inovação, cultura de alta performance e excelência em governança corporativa;
  • Representar institucionalmente a empresa perante órgãos reguladores e parceiros.

Requisitos

  • Domínio, oral e escrito, da Língua portuguesa;
  • Nível avançado na língua inglesa quer falada quer escrita.
  • Licenciatura em Administração ou Gestão, Economia, Finanças, Engenharia, Ciências da Computação ou áreas relacionadas;
  • Desejável Mestrado, MBA ou pós-graduação em Finanças, Gestão Estratégica, Negócios Digitais ou Tecnologia Financeira.
  • Experiência comprovada (mínimo de 5 anos) em cargos de gestão executiva em empresas do setor financeiro ou de sistemas de pagamentos;
  • Conhecimento sólido em meios de pagamento, banking as a service (BaaS), open banking, carteiras digitais, ATM’s, APIs financeiras e segurança da informação;
  • Experiência com regulação do Banco Central e compliance no sistema financeiro.

Competências Técnicas e Comportamentais:

  • Gestão estratégica e governança corporativa;
  • Planeamento financeiro e gestão de riscos;
  • Segurança da informação e continuidade de negócios;
  • Conhecimento de normas e certificações aplicáveis;
  • Liderança de equipes multidisciplinares e gestão de projetos;
  • Liderança ética e orientada a resultados;
  • Visão sistêmica e estratégica de negócios digitais;
  • Capacidade de negociação e relacionamento institucional;
  • Capacidade de decisão sob pressão e foco em soluções inovadoras;
  • Comunicação clara e inspiradora.

Candidatura

Os dossiers de candidatura deverão ser compostos de:

Curriculum vitae atualizado, Registo Criminal, Documentos comprovativos de habilitações literárias e profissionais, Cartas de recomendação e/ou outros comprovativos de experiência profissional (facultativo).

Submissão através de envio por email para jobs@novaconsulting.cv com indicação da referência: “Concurso DG-2025”.

Serão apreciadas as candidaturas recebidas até o dia 12 de dezembro de 2025.

Condicionante

Informa-se que, não obstante a seleção do candidato, o início de funções como Diretor-Geral fica sujeito ao registo prévio no Banco de Cabo Verde, conforme previsto pelo Aviso n.º 4/2014, de 17 de outubro, com alterações introduzidas pelo Aviso n.º 4/2019, de 14 de março”

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top