PUB

Diáspora

Chuvas em Santiago Norte: Homem desaparecido é um emigrante na Holanda natural de Assomada

O homem de 62 anos, desaparecido desde a noite de Quinta-feira, 13 de Novembro, na zona de Achada Tenda, município do Tarrafal de Santiago, é emigrante na Holanda e natural de Assomada, Santa Catarina. Bercídio Varela, desapareceu após o carro em que seguia ter sido arrastado pela força das águas das fortes chuvas registadas em Santiago Norte.

De acordo com relatos, Bercídio Varela, natural de Assomada, Santa Catarina de Santiago, não conseguiu abandonar a viatura em que seguia, tendo sido arrastado pelas cheias enquanto estava dentro do seu automóvel.

Consta igualmente que a esposa de Berício Varela que, entretanto, conseguiu abandonar o veículo a tempo, terá tentado segurá-lo pela mão, mas a força das águas era tão intensa que acabou por arrastá-lo.

Ainda de acordo com relatos, Bercídio Varela terá ficado preso por uma corda que se enrolou no seu pé. A viatura foi posteriormente localizada.

José Maria Neves lamenta desaparecimento do amigo Bercídio

O Presidente da República, José Maria Neves, já lamentou o desaparecimento do seu amigo Bercídio, alertando que o país deve “preparar para esses fenómenos naturais extremos e garantir que as nossas cidades e infraestruturas tenham capacidade para fazer face às adversidades e superá-las”.

Neves também manifestou a sua “amizade e solidariedade a Santiago Norte, particularmente os municípios do Tarrafal, São Miguel, Santa Cruz e Santa Catarina, pelos estragos e perdas provocados pelas chuvas torrenciais que caíram naquela região”.

Protecção Civil prossegue buscas

A Protecção Civil do Município do Tarrafal confirmou que as buscas por Bercídio Varela prosseguem no mar de Achada Porto, em Achada Tenda, com o apoio dos Bombeiros.

As fortes chuvas que caíram esta quinta-feira,13, na ilha de Santiago, provocaram danos significativos em habitações, campos agrícolas, estradas e vias de acesso, particularmente nos concelhos do Tarrafal, São Miguel, Santa Cruz e Santa Catarina.

O município do Tarrafal foi, ao que tudo indica, o mais afectado, com relatos ainda de vários estragos em várias zonas. As zonas de Ponta Lagoa, Rua Macaco, Praça Central de Vila, Largo da Igreja, Escola Central e Codjé Bitcho foram algumas das mais afetadas pelas inundações, que também obrigaram ao reboque de viaturas surpreendidas pelas cheias.

As fortes enxurradas ainda invadiram o Mercado Municipal de Tarrafal, espaço onde comerciantes vendem roupas, frutas e outros produtos essenciais.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top